
Cerca de uma centena de tablets em segunda mão, ou "reciclados", vendidos pela Motorola entre outubro e dezembro de 2011, chegaram às mãos dos novos donos contendo dados dos anteriores proprietários.
Credenciais de acesso ao email e redes sociais, palavas-passe e "dados pessoais efémeros" são algumas das informações que terão escapado à limpeza levada a cabo pela fabricante antes de colocar os Xoom à venda no site de oportunidades Woot.com.
A notícia é avançada por diversos meios de comunicação internacionais, na sequência de um comunicado da empresa, em que esta reconhece o problema, verificado em 100 dos 6.200 tablets comercializados através do site.
A marca estará a pedir aos clientes visados que devolvam os equipamentos. Já os utilizadores que viram os seus dados comprometidos serão "compensados" com uma subscrição de 2 anos do serviço de proteção de roubo de identidade ProtectMyID, da Experian, no valor de 382,80 dólares.
A medida pode, ainda assim, ser considerada pouco reconfortante para aqueles que viram o acesso aos seus emails, perfis no Facebook, Twitter e outros, ao alcance de estranhos. Até porque três meses é tempo suficiente para criar situações embaraçosas, caso os dados tenham ido parar às mãos de alguém com vontade de usá-los.
No comunicado oficial, emitido sexta-feira, a Motorola pede desculpas e afirma "lamentar sinceramente os inconvenientes causados pela situação".
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Google Maps faz 20 anos a guiar-nos por todo o lado. Estes são os locais favoritos em Portugal -
App do dia
Levante o volume do smartphone e deixe os monstros cantar -
Site do dia
Nova ferramenta online recorre à inteligência artificial para ajudar a cumprir metas -
How to TEK
O som das notificações de mensagens no smartphone é um incómodo? Saiba como desligar no iPhone
Comentários