A Mozilla anunciou uma série de novas parcerias, entre operadores e fabricantes de harware, para o lançamento de smartphones com um sistema operativo próprio, baseado na Web (e no mesmo motor de renderização usado no Firefox). Reafirmou também a intenção de ter os primeiros exemplares no mercado no início de 2013, escreve o SlashGear.

À Telefonica - cujo nome tinha sido avançado em abril, quando a Fundação revelou também que seria o Brasil o primeiro mercado a receber equipamentos com o novo SO - devem agora ser acrescentados os nomes da Deutsche Telekom, Etisalat, Smart, Sprint, Telecom Italia, e Telenor.

Em matéria de fabricantes de equipamentos está confirmado o apoio da ZTE e da Alcatel OneTouch. Certo é também que os processadores a integrar nos smartphones serão Snapdragon, da Qualcomm, mas não foram fornecidos mais detalhes sobre gerações dos chips ou capacidades.

Inicialmente designado Boot to Gecko, numa alusão ao referido motor de renderização (o Gecko), o sistema operativo baseado em HTML5 vai afinal chamar-se Firefox OS, anunciou a Fundação, mais conhecida pela criação do browser que tem como símbolo uma raposa.

O sistema operativo de código aberto e pensado para tirar total partido da nova linguagem de markup, HTML5, é baseado no mesmo kernel de Linux usado no Android, e foi dado a conhecer em julho de 2011, com a Mozilla a vir em abril apontar para "finais de 2012, início de 2013" o lançamento dos primeiros dispositivos com o novo SO móvel. Em fevereiro, a Fundação tinha agendado para o final deste ano a abertura aos programadores da loja de aplicações baseadas em HTML5 que está a preparar.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes