A Panda Software lançou ontem um alerta para um novo vírus que está a circular usando o pretexto de fornecer dados sobre os jogos do Mundial de Futebol. O VBS/Chick.F ou Worldcup é uma variante do VBS/Chick e propaga-se através de email e de aplicações de IRC (Internet Relay Chat), como o mIRC.




Embora não aparente ser um vírus muito perigoso, a Panda Software aconselha os utilizadores a ter muito cuidado com os emails recebidos. O vírus é enviado numa mensagem que contém no assunto a frase "RE:Korea Japan Results", e no corpo da mensagem "Take a look at these results... Regards".



O worm está no ficheiro anexado à mensagem, um documento HTML de 12 bytes com o nome "Koreajapan.chm". Se o utilizador abrir esse ficheiro é mostrada uma mensagem que pede a instalação de controles Active X para a visualização do seu conteúdo. Caso o utilizador aceite essa instalação o vírus é activado.



A primeira acção do VBS/Chick.F é enviar-se a ele próprio para o primeiro destinatário da lista de endereços de correio electrónico, enquanto adiciona a informação ao Registry do Windows. Este worm procura ainda o ficheiro MIRC.INI, criando então um documento SCRIPT.INI que permite a sua disseminação através de canais de IRC. Uma cópia do vírus é ainda adicionada à directoria Windows com o nome Koreajapan.chm.

Só depois de efectuar estas acções o programa exibe uma janela que simula uma aplicação para mostrar os resultados do Mundial. Por isso, acautele-se. Se receber uma mensagem com o assunto "Korea Japan Results" não abra o anexo, por muito curioso que esteja.

Notícias Relacionadas:

2001-12-27 - Vírus e worms vão aumentar ainda mais em 2002

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.