Quem costuma tirar fotografias com o seu smartphone sabe que o zoom presente nos dispositivos não é o melhor. Isso acontece porque o zoom é digital, ou seja, não é natural, mas sim “fabricado” pelo software.

Mas a Oppo, uma das maiores empresas de smartphonse da China, quer algo diferente. No MWC em Barcelona, apresentou uma nova tecnologia de câmara, chamada 5X Dual Camera Zoom. O objetivo é “simples”: revolucionar a fotografia no smartphone.

Este é um dos maiores desafios para as câmaras dos smartphones. O novo sistema apresentado pela Oppo tem um sensor tradicional e um que foi articulado em 90 graus que faz com que “olhe para o lado”. Depois, há uma série de lentes para focar a luz no sensor, que chega ao smartphone e é “levado” até ao sensor através de espelhos, trabalhando de forma semelhante a um periscópio.

Ainda é um protótipo e a tecnológica chinesa registou mais de 50 patentes em relação a esta câmara, mas, a probabilidade de o sistema ser copiado antes do próximo Mobile World Congress é grande.

Acompanhe todas as novidades do Mobile World Congress com o TeK, que esteve no terreno em Barcelona a fazer a cobertura do maior evento de dispositivos móveis do mundo.