Em Agosto, o vírus Netsky.P, criado pelo jovem alemão Sven Jaschan, manteve a primeira posição entre as dez infecções mais activas do mês. Mas o vírus mais preponderante no ranking foi o Mytob, que com as suas variantes ocupou seis das dez posições na lista divulgada pela empresa de segurança Sophos.

Em apenas um mês, a actividade do vírus Netsky.P cresceu de 13,39 por cento para 14,7 pontos percentuais. No entanto, o somatório das seis versões do MyTob que aparecem na lista dos vírus mais activos determina que este worm foi responsável por 54 por cento das infecções.

Embora o Zotob tenha causado alguma instabilidade nas redes corporativas, esta variante não chegou a entrar na lista dos piores vírus de Agosto.

"O método de propagação do Mytob e do Zotob pode ser feito de forma diferente, mas o código de fonte é muito semelhante. Por o apelido do autor do Zotob - Diabl0 - aparecer em mais de 20 variantes do Mytob, estes dois vírus podem ter sido criados pela mesma pessoa", disse Carole Theriault, consultor de segurança na Sophos, citado pela VuNet.

A pesquisa da Sophos mostra que 1,99 por cento, ou um em cada 50 emails que circularam na Internet em Agosto apresentava uma carga de vírus, o que revela uma queda sobre a proporção de um para cada 38 emails em Maio.

A empresa informou ainda que identificou e combateu 1.626 novos vírus durante o mês passado.

Notícias Relacionadas:

2005-08-18 - Ferramentas gratuitas facilitam remoção do vírus Zotob

2005-08-17 - Zotob multiplica-se em novas variantes e afecta redes empresariais

2005-08-16 - Falha de segurança já corrigida pela Microsoft na origem do vírus Zotob

2005-08-08 - Mytob domina ranking dos vírus mais activos de Julho

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.