A experiência pode ser acompanhada ao vivo, através da NASA TV.

Esta é a primeira vez que os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional comem vegetais frescos cultivados no espaço.

As alfaces romanas cresceram graças ao sistema Veggie, aquilo que a NASA colocou de comparável a uma horta no espaço, com o objetivo de perceber melhor o funcionamento e crescimento das plantas num ambiente sem gravidade.

A agência espacial norte-americana quer amadurecer a tecnologia para poder oferecer aos futuros viajantes espaciais um meio de alimentação sustentável, um ponto considerado crítico na intenção de enviar homens a Marte.

Enviado para o espaço com sementes de alface romana e zínia em abril de 2014, a horta espacial deu os seus primeiros “frutos” há cerca de um  atrás, mas na altura a totalidade das plantas foi congelada e enviada para o planeta Terra, para ser analisada quanto à existência de componentes nocivos para os humanos, nomeadamente bactérias.

Desta vez será apenas enviada para Terra metade das amostras recolhidas deste sistema. A outra metade vai ser higienizada com uma substância à base de ácido cítrico para depois fazer parte das refeições dos astronautas desta segunda-feira.