NeRF, ou Neural Radiance Field, é o nome de uma tecnologia capaz de criar cenas 3D a partir de fotografias 2D. O software, da autoria da NVIDIA, envolve o treino de algoritmos de inteligência artificial, para que eles consigam, cada vez com mais perícia, preencher as estruturas tridimensionais, inferindo o seu tamanho, cor, textura e densidade, a partir de uma imagem. Parece apenas um truque, mas a técnica pode permitir avanços tecnológicos substanciais nas indústrias dos videojogos e da condução autónoma.
A NeRF só precisa de um par de segundos para conseguir gerar uma cena 3D a partir de uma foto. E para aprender um novo modelo, o sistema precisa exatamente do mesmo tempo. Para isso, o computador é "alimentado" com várias fotografias, captadas de diferentes ângulos.
O software é igualmente capaz de criar cenas tridimensionais com vários objetos. A NVIDIA explica que o exercício é bem-sucedido, mesmo quando existem elementos obstruídos por outros, como pilares ou peças de mobília. O único defeito que é impossível contornar é o desfoque por movimento, pelo que convém fotografar elementos estáticos.
A NVIDIA sublinha que a tecnologia funciona num único GPU, se necessário, embora recomende o uso de placas mais rápidas com suporte adicional para IA. Nas melhores condições, a tecnologia pode ser utilizada para treinar robots e sistemas de condução autónoma a entender a dimensão e forma dos objetos do mundo real. A tecnológica também vê esta solução a ser uma mais valia no sector da arquitetura, onde pode servir para gerar cenas tridimensionais que podem depois ser editadas durante o processo de desenvolvimento de um piso ou edifício.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários