O Netflix está a testar uma nova forma de sugerir conteúdos aos seus utilizadores. Este sistema, ao qual a empresa deu o nome Collections, baseia-se num sistema de “playlists” manualmente curadas por editores, muito semelhante ao que encontramos no Spotify ou no Apple Music, ou como recentemente anunciado pela HBO.

As listas têm nomes como “Veja Tudo num Fim de Semana”, para categorizar conteúdos que possam ser “devorados” em apenas dois dias, ou “Stream & Scream”, para os filmes e séries de terror.

Ao TechCrunch, a empresa disse que as Collections estão a ser criadas por “especialistas das equipas criativas” em vez dos algoritmos que criam os homescreens personalizados para cada utilizador.

Por agora, o sistema vai ser apenas testado em iOS. Na app, o botão que abre as Collections vai surgir no topo superior direito. Lá dentro vai encontrar diversas listas, todas elas com um aspecto em comum. “Sinta Todos os Sentimentos” vai servir para condensar filmes dramáticos, “Os Críticos Adoram Estes Filmes” terá espaço para obras premiadas e “O Netflix é uma Piada” vai albergar conteúdos humorísticos.

Os utilizadores poderão ainda seguir as coleções e receber notificações quando novos conteúdos forem adicionados às mesmas.

tek netflix

“Estamos constantemente à procura de novas formas de conectarmos os fãs com os conteúdos que achamos que eles vão gostar, por isso estamos a testar uma nova forma de curar filmes e séries no Netflix”, disse a empresa ao TechCrunch, sublinhando que o sistema pode não ser uma adição permanente ao serviço.