A Nigéria é o primeiro país a chegar a acordo com a equipa de Nicholas Negroponte para aquisição de um milhões de PCs de baixo custo. Direccionado a países com fracos recursos e zonas de grande isolamento, onde as crianças não têm outra forma de acesso às TIC, o projecto continua em fase de apresentação a vários estados africanos, asiáticos e sul americanos.



O acordo com a Nigéria, noticiado pelo jornal local Vanguard, torna mais próximo o arranque da produção destes equipamentos com sistema operativo Linux, processador AMD, funcionalidades pensadas para principiantes, ligação à Internet sem fios e um sistema de alimentação que não carece de ligação à electricidade.



De acordo com informações já veiculadas pelo grupo do MIT responsável pelo desenvolvimento do protótipo, a produção arranca quando as encomendas ascenderem a 5 milhões de unidades, o que poderá acontecer rapidamente já que o grupo está na recta final das negociações com vários governos.



Fazem parte do leque de países onde existem negociações para aquisição dos laptops a China, Índia, Brasil, Argentina, Egipto e Tailândia. Notícias citadas na imprensa internacional dão conta de que os contactos estão já na recta final em países como o Egipto e a Zâmbia.



As primeiras unidades produzidas no âmbito do One Laptop Per Child deverão ter um custo de 140 dólares, um pouco mais do que os emblemáticos 100 dólares normalmente referidos, custo que será suportado pelos Estados com o apoio de parceiros da indústria.



Um dos fabricantes dos novos equipamentos, a tailandesa Quanta, já revelou que inicia a produção dos laptops no próximo ano, fornecendo alguns detalhes das máquinas. Vão ter um processador de 500Mhz, uma memória DRAM de 128MB e uma Flash RAM de 500MB, sem disco rígido.



Notícias Relacionadas:

2006-04-05 - Projecto de Negroponte concretiza-se mais tarde e com preços mais altos do que previsto
2006-03-14 - Modelo de comercialização de PCs de baixo custo da Intel contemplará pay-per-use
2006-01-26 - Nações Unidas vão cooperar no projecto One Laptop per Child
2005-11-17 - Cimeira das Nações Unidas palco de iniciativas para reduzir digital divide

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.