Uma das vantagens do serviço de assinatura Nintendo Switch Online, que arrancou esta quarta-feira, é o acesso a jogos clássicos da NES. O serviço arrancou com 20 títulos selecionados pela gigante nipónica, mas a comunidade de hackers demorou apenas algumas horas para abrir o sistema e carregar novas ROMs diretamente para o emulador NES, disponível oficialmente na consola, como revelou o utilizador do Twitter KauccinoHeck.

O hacker explica que a aplicação de emulação utiliza ficheiros .nes, associados a um ficheiro com uma base de dados que lista todos os jogos compatíveis da NES. Estes podem ser depois manipulados para adicionar outros títulos. Dessa forma, é possível carregar ROMs de outros títulos da plataforma clássica que ainda não foram adicionados oficialmente ao serviço. Como exemplo, o hacker carregou a ROM de Kirby’s Adventure, um título que não faz parte do pacote de lançamento.

Há no entanto a salientar que o processo apenas funciona em consolas Switch que tenham sido alteradas. Para além de um processo de transformação que os especialistas afirmam ser complexa, poderá ser facilmente detetado pela Nintendo, o que poderá dar origem ao bloqueio da conta.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.