Apesar do enorme sucesso que foi a Nintendo Wii, a consola que introduziu os comandos com sensores de movimento, esta já chegou ao final do seu ciclo de vida há alguns anos, sucedendo-lhe a Wii U e mais recentemente a Switch. A consola será também uma das primeiras “baixas” nas plataformas com suporte à distribuição digital, e infelizmente, quem adquiriu jogos nesta plataforma ficará impedido de voltar a fazer o seu download a partir do próximo dia 30 de janeiro de 2019.

Viagem por uma biblioteca de memórias interativas das velhas consolas da Nintendo e Sega
Viagem por uma biblioteca de memórias interativas das velhas consolas da Nintendo e Sega
Ver artigo

Em declarações ao SAPO TEK, a Nintendo Portugal aconselha que “até ao fecho do serviço (30 de janeiro de 2019) os jogadores descarreguem para as suas consolas Wii e/ou Wii U todos os jogos que tenham adquirido até à data para os poderem continuar a jogar após o término do serviço. Após 30 de janeiro de 2019, não será possível voltar a descarregar software a partir do Wii Shop Channel".

O fecho do Wii Shop Channel afetará não só os títulos da WiiWare, como os clássicos disponíveis na Virtual Console que foram adquiridos. Da mesma forma, os utilizadores ficarão impedidos de transferir dados entre a Wii e a Wii U através da ferramenta System Transfer. A Netflix revelou que também deixará de funcionar na consola a partir da mesma data.