Um acordo celebrado entre a Nokia e a Microsoft prevê que o fabricante finlandês venha a integrar a plataforma Silverlight, um ambiente de desenvolvimento de aplicações e serviços online, da Microsoft, nos seus telemóveis e terminais móveis, incluindo dispositivos Symbian série 60 e 40 e tablets Internet.
O Silverlight é um plug-in para browsers, que assenta sobre uma plataforma de desenvolvimento de RIAs (Rich Internet Applications) da Microsoft e que pretende vir a concorrer directamente com ferramentas semelhantes da Adobe Systems, incluindo a popular plataforma Flash, Flex e a mais recente Adobe Air.
O Silverlight permite a construção e visualização de sites e aplicações online dinâmicas, bem como a visualização de conteúdos locais compatíveis. O plug-in está actualmente disponível para Windows e Macintosh, na maior parte dos browsers.
O anúncio do acordo com a Nokia permitirá à Microsoft trazer mais algum peso à sua plataforma de desenvolvimento e marca a primeira incursão do Silverlight nos terminais móveis. A empresa de Redmond confirmou já que a próxima versão do sistema operativo móvel Windows Mobile incluirá suporte para Silverlight.
A Microsoft deverá apresentar a implementação S60 do Silverlight, já em Março, durante a convenção MIX08, com as ferramentas de desenvolvimento a chegarem às mãos dos developers ainda durante este ano.
Notícias Relacionadas:
2008-01-28 - Nokia quer reforçar área de aplicações com compra da Trolltech
2007-04-30 - Silverlight ilumina estratégia da Microsoft para open source
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários