A Nokia anunciou recentemente que já está disponível a sua tecnologia patenteada de IP Clustering que se destina a equipar a sua gama de plataformas de segurança IP, integrando duas funcionalidades inovadoras, a Dynamic Load Balancing e a Active Session Failover.



A tecnologia de IP Clustering para o sistema operativo seguro IPSO da companhia finlandesa vai aumentar a fiabilidade e a capacidade de actualização da função de Virtual Private Networks (VPNs) e firewalls, melhorando assim a disponibilidade da rede e do gateway, garante a fabricante em comunicado divulgado à comunicação social.



Para além disso permite que até quatro dispositivos funcionem como uma única entidade da rede, partilhando um endereço IP interno e outro externo. O processamento de pacotes através do protocolo IP é distribuído entre todos os nós de gateway que integram o cluster de forma a obter cargas iguais de processamento. Até quatro gateways podem ser ligados em forma de cluster para criar uma arquitectura de segurança distribuída e completamente redundante.



Especialmente adaptada às necessidades de fluxo de tráfego de VPNs e firewalls, a ferramenta de IP clustering emprega um novo protocolo de clustering que minimiza o tempo de failover e overhead no caso de um nó de gateway falhar ou for intencionalmente removido do cluster para fins de manutenção.



O IP Clustering estará disponível a partir da versão 3.6 do IPSO, a mais recente do sistema operativo da Nokia que suporta o mirroring do disco, uma técnica em que discos rígidos adicionais dentro de uma máquina disponibilizam mais fiabilidade e disponibilidade. Quer a funcionalidade de IP Clustering como a de mirroring do disco vão estar disponíveis no IPSO a partir deste trimestre.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.