A Fundação Symbian tem em mãos uma proposta da Nokia para renovar o sistema operativo móvel Symbian. Online, no blog da Symbian, podem ser conhecidos os pormenores da proposta, que prevê uma reformulação do sistema ao nível da Interface, simplificando a experiência do utilizador e passando a organizar a informação de forma mais intuitiva.

O menu principal desaparece e ganhará destaque uma biblioteca de aplicações, onde terão lugar de destaque quatro áreas: Contactos, Música, Fotografias e Aplicações. A arquitectura do painel de controlo e dos menus de personalização do equipamento e ajuste de definições será também completamente reformulada, de acordo com a proposta da Nokia, que também prevê o desaparecimento de algumas opções e uma melhor gestão multitarefas.

A proposta da fabricante finlandesa é dirigida a uma versão 4 do Symbian, identificada por S^4, que deverá ser lançada no mercado ao longo do próximo ano. As sugestões serão agora analisadas e votadas pela comunidade que é soberana numa decisão final sobre as opções que irão constar da versão final do sistema operativo, concorrente do Android, Windows Mobile e iPhone SO.

Antes da chegada do Symbian^4, a Symbian Foundation irá ainda lançar, durante este ano, mais duas actualizações ao sistema operativo. O Symbian^2 será a primeira versão do produto enquanto software aberto e depois dessa ainda está previsto o Symbian^3 para 2010.

A primeira das duas versões previstas para este ano vai introduzir a possibilidade personalizar um ecrã principal. Já a segunda vai introduzir o suporte para gestos multitoque, entre outras funcionalidades.

A proposta da Nokia à Fundação pode ser consultada aqui. É lá que constam as imagens exemplificativas da proposta que mostramos em seguida.

[caption]Symbian[/caption]
[caption]Symbian[/caption]

[caption]Symbian[/caption]