http://imgs.sapo.pt/gfx/379212.gif
O Mobile NotesTaker proporciona um modo fácil de transferir anotações manuscritas - entre outras línguas, também em português - para o PC. Há quase um ano no mercado, deverá ser a única solução que trabalha com a língua portuguesa para a gravação, transferência para o computador, inclusão em documento e reconhecimento óptico de caracteres de notas tiradas em papel.




Desenvolvido pela empresa israelita Pegasus, o Mobile NotesTaker é constituído por um dispositivo com ecrã - onde estão também um pequeno processador Hitachi, 2 MB de memória Flash e um conector USB - e uma caneta. O Mobile NotesTaker prende-se com uma mola no topo de um bloco ou de um grupo de folhas de papel, liga-se e fica pronto a receber todas as notas e desenhos que o utilizador consiga escrever em cerca de 50 folhas de tipo A4.

Tal quantidade é possível porque o formato de registo da informação não é o comum bitmap (que produz ficheiros de enorme dimensão) mas um formato vectorial, bem mais inteligente na forma de descrever as "páginas". E só assim pode o fabricante assegurar o referido mínimo de 50 páginas de A4.

Chegado junto ao seu PC, o utilizador liga o Mobile NotesTaker a uma porta USB e descarrega a informação. Esta pode ser guardada como simples imagem das notas, pode ser importada para o programa OneNote, do Office da Microsoft, ou como imagem para um documento de Word ou ainda sujeito ao reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para ser usado como texto digital.

Face a outras soluções disponíveis no mercado - de que a mais conhecida será a caneta io2 Digital Pen, de que a Logitech lançou uma nove versão na CeBIT -, o Mobile NotesTaker tem a vantagem de trabalhar com o português e de dispor de um ecrã, que permite validar ou confirmar a gravação das notas ou desenhos à medida que eles vão sendo produzidos. A Pegasus diz já ter vendido, desde o lançamento, cerca de 750 mil unidades e o seu preço (incluindo o software) é inferior a 200 euros.

Rui Jorge Cruz em Hanover (Alemanha)

Notícias Relacionadas:

2006-03-10 - Novo formato de PC ultraportátil desvenda mistério do Origami