A funcionalidade Remote Play Together já está disponível numa versão beta e permite aos jogadores participarem em partidas de jogos online, que foram concebidos para jogar em modo multijogador, mas localmente, no mesmo PC. Esta novidade permite reunir até quatro amigos online, e futuramente mais, caso as condições o permitam de simular uma sala de estar e as experiências multijogador locais.

Para aceder à nova funcionalidade, tal como é explicado no site da Steam, terá de participar no programa Steam Client Beta, o que adiciona a opção Remote Play Together na lista de amigos da plataforma, para os jogos com suporte multijogador que sejam compatíveis. Quando arranca uma partida, o sistema simula a experiência de ter vários controladores ligados a um computador, incluindo rato e teclado.

Talvez esteja a perguntar qual a vantagem deste formato face aos jogos com multijogador online, visto que por norma todos têm esse suporte? A principal é que nas partidas convencionais, cada jogador necessita ter uma cópia do jogo. Mas através do Remote Play Together, como o próprio nome indica, apenas um jogador (o anfitrião da partida) necessita ter adquirido o jogo.

Segundo a Valve, esta nova tecnologia suporta partidas cross-platform, ou seja, é possível os jogadores estarem ligados em diferentes sistemas, seja o Windows 10, Linux e Mac, e poderá mesmo chegar aos smartphones iOS e Android. E na biblioteca do Steam há já milhares de jogos disponíveis, ainda que a funcionalidade requeira a autorização da respetiva editora, que pode ativar e desativar a qualquer momento, podendo ser utilizada em promoções ou lançamentos para entusiasmar os jogadores a adquirirem as respetivas cópias.

E caso tenha dúvidas sobre quais os melhores jogos disponíveis para esta funcionalidade, fique a saber que o recém-lançado eFootball PES 2020 da Konami, Rocket League, NBA 2K20, Gears 5 da Microsoft, Cuphead e Trine 4: The Nightmare Prince são apenas alguns dos jogos que pode pedir a um amigo para o deixar jogar no sistema.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.