Durante a conferência Microsoft Build 2024, a Qualcomm apresentou o seu novo processador para portáteis, o Snapdragon X Elite, destacando-se a arquitetura ARM e as suas capacidades de inteligência artificial. As principais fabricantes de computadores portáteis aproveitaram a boleia para revelar os primeiros modelos baseados neste chip e otimizados com a inteligência artificial do design de referência Copilot+ da Microsoft.

E a gigante de Redmond deu o exemplo e revelou também os seus novos modelos Surface. Tratam-se da 7ª geração do Surface Laptop e a 11ª do Surface Pro. Estes novos modelos, segundo a Microsoft, são 58% mais rápidos que os MacBook Air da Apple equipados com o M3.

Veja as imagens

Veja também o vídeo dos novos Surface

Dell avança com cinco modelos com Copilot+

A Dell revelou cinco modelos de portáteis configurados com o chip da Qualcomm, incluindo as linhas XPS, Inspiron e Latitude. O XPS tem uma configuração de processadores de média gama Snapdragon X Elite e até 64 GB de RAM e 2 TB de armazenamento PCIe SSD. Variam entre ecrãs IPS e OLED, com ou sem opção tátil. O Inspiron tem o processador Snapdragon X Plus, até 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento. O Latitude conta com versões dos dois chips da Qualcomm e configurações de memórias semelhantes. Os modelos chegam ao mercado mais perto do fim do ano.

Samsung apresenta três configurações do Galaxy Book4 Edge

A Samsung também tem novos portáteis baseados no Copilot + e alimentados pelo processador da Qualcomm. Trata-se da linha Galaxy Book4 Edge, composto por um modelo de 14 polegadas e dois de 16 polegadas. A versão de 14 polegadas usa o Snapdragon X Elite Dual Core a 4.0 GHz, 16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno. Tem um ecrã tátil AMOLED com resolução de 2880x1800, taca de refrescamento de 120 Hz e capacidade de 500 nits de brilho e 120% de compatibilidade com a gama de cores P3.

O modelo de 16 polegadas tem duas configurações. A primeira tem uma configuração semelhante ao de 14 polegadas, mas com um ecrã maior. A outra tem a versão mais poderosa do processador Snapdragon X Elite até 4.2 GHz, 1 TB de armazenamento e 16 GB de RAM. As pré-encomendas para o mercado americano já abriram e até há a oferta de um televisor para quem comprar um dos novos portáteis.

Vivobook S 15 é o primeiro modelo da Asus com Copilot+

Do lado da Asus, apenas um modelo foi avançado alimentado com o novo processador da Qualcomm, o Vivobook S 15. O modelo acaba por ser uma adaptação das versões alimentadas pelos chips da Intel, mas promete funcionalidades de IA mais poderosas para a nova configuração, ajudado pelo Copilot+ da Microsoft. O modelo conta com um ecrã OLED de 15,6 polegadas, uma resolução de 2880x1620, taxa de resolução de 120 Hz e um pico de brilho de 600 nits.

Esta versão vai contar com um chassis mais fino, assim como as molduras do ecrã mais estreitas. O modelo pode ser configurado com as duas variações do processador Snapdragon X Elite e Plus. Podem ser equipados com até 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno. Terão as mais recentes opções de conetividade, incluindo HDMI 2.1, Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4. O computador chega em breve por 1.399,99 euros. 

Acer Swift tornam-se mais inteligentes com o Copilot +

A Acer escolheu a linha Swift 14 AI para estrear o Copilot +, alimentado pelos novos processadores da Qualcomm. O modelo de produtividade pesa 1,36 kg, tem uma bateria de 75 Wh e conetividade de última geração, incluindo Wi-Fi 7. As duas configurações do portátil focam-se em cada versão do chip Snapdragon X, uma com 12 núcleos outro com o de 10 núcleos.

Ambos apenas têm uma oferta de ecrã tátil IPS de 14,5 polegadas, com resolução de 2560x1600, taxa de refrescamento de 120 Hz. Suportam até 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno M.2 SSD. Sendo um portátil focado em ferramentas de IA profissionais, conta ainda com uma webcam com resolução de 1440p com infravermelhos. O modelo chega ao mercado em junho, com preços a começar nos 1.499 euros.

HP revela novidades para o consumidor e linha empresarial

A HP decidiu entrar nesta nova geração de portáteis mais inteligentes com uma organização de modelos. Basicamente separou o portfólio entre os modelos comerciais (UX8642) e os de consumo (UX753), como se pode ver no quadro. Sendo que os modelos OmniBook são virados para o público geral, enquanto os EliteBook e ProBook pretendem satisfazer as necessidades mais empresariais.

Os modelos OmniBook X AI e o EliteBook Ultra AI estão equipados com o novo processador Snapdragon X Elite. Estes modelos topo de gama prometem ser mais leves e finos, contam com ecrãs de 14 polegadas, com resolução de 2240x1400, 16 GB de RAM para o EliteBook e 32 GB de RAM para o OmniBook. Os modelos chegam ao mercado a 18 de junho.

Lenovo otimiza linha Yoga Slim e ThinkPad com os novos chips da Qualcomm

Mantendo a mesma estratégia que outras fabricantes em adicionar o novo processador da Qualcomm nos seus equipamentos, a Lenovo atualizou a linha Yoga Slim e o ThinkPad. O modelo criado para os utilizadores mais criativos Yoga Slim 7x 14 Gen 9 tem um chip Snapdragon X Elite, até 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno M.2 SSD. Tem um ecrã OLED de 14,5 polegadas com capacidade tátil, 3K de resolução, 90 Hz de taxa de atualização e até 1.000 nits de pico de brilho. Conta ainda com três entradas USB-C com carregamento e suporte a DisplayPort 1.4. O modelo destaca-se ainda pela sua bateria com 70Wh, que a fabricante diz durar até vários dias de utilização.

Por outro lado, o ThinkPad T15s Gen 6 está orientado para o utilizador empresarial. Tem características semelhantes, mas pode ser configurado até 64 GB de RAM e diferentes tipos de ecrãs, entre eles um IPS normal ou tátil e um OLED com suporte a 100% da gama de cores DCI-P3.

O modelo Yoga Slim chega ao mercado em junho, com um preço a começar nos 1.599 euros. Já o ThinkPad chega em agosto, por um preço inicial de 1.769 euros (+ IVA).