A Microsoft vai disponibilizar mais informação técnica para facilitar a configuração, instalação e utilização de software de terceiros sobre a nova versão do seu sistema operativo, o Windows Vista.



O anúncio feito em Washington indica que a empresa irá lançar um conjunto de 12 tópicos de informação relacionados com três áreas de acção fundamentais. A primeira área visa contornar algumas das restrições do licenciamento de software para os fabricantes, uma segunda pretende abrir o acesso a programadores de um maior número de APIs. A terceira visa facilitar a interoperabilidade do software não Microsoft com o Windows.



O novo programa é conhecido uma semana depois da Comissão Europeia ter anunciado que voltará a multar a empresa pelo não cumprimento de uma decisão das autoridades da concorrência, precisamente relacionada com este assunto.



De acordo com a apreciação da CE, os esforços da empresa de Bill Gates na partilha de informação técnica com os seus concorrentes não foram suficientes para que de facto estes conseguissem integrar o seu software com os produtos da Microsoft de forma mais eficiente.



Este requisito também já sido imposto à empresa pelos tribunais norte-americanos na sequência do mega processo de anti-trust americano. Nesta sentença a Microsoft era obrigada à partilha de informação técnica até 2007, no âmbito de um programa periodicamente acompanhado pela justiça. O timing definido pela justiça é agora estendido com a nova iniciativa, sublinha a MIcrosoft.



O porta-voz da empresa acrescentou ainda que a nova versão do Windows permitirá que seja o utilizador a decidir se quer ou não usar os serviços web do Windows Live.



O mesmo responsável adiantou que a empresa tem reforçado o trabalho com os corpos de normalização de software, com os mesmos objectivos de melhorar a integração entre produtos Windows e produtos de outros fabricantes.



Notícias Relacionadas:

2006-07-12 - Comissão Europeia condena Microsoft ao pagamento de 280 milhões de euros

2006-07-06 - Comissária admite que as multas são a única forma de penalizar incumprimento da Microsoft

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.