A Microsoft já está a aceitar reservas da nova versão do Kinect em alguns países como os EUA e Reino Unido. O periférico renovado vai estrear a nível comercial na próxima semana, 15 de julho, e promete mais potencial para todos os investigadores que tenham projetos na área dos movimentos e reconhecimento de gestos.



Na versão norte-americana o Kinect v2 vem com uma etiqueta de 199 dólares, enquanto a versão britânica está rotulada a 159 libras – o equivalente a 200 euros. Tudo leva a querer que este será também o preço para os restantes países europeus.



O primeiro modelo está à venda na loja portuguesa com um preço de 250 euros, não estando ainda disponível a nova versão. O TeK já questionou a Microsoft Portugal sobre a disponibilidade do periférico no mercado doméstico.



Capacidade para reconhecer mais utilizadores em simultâneo, maior capacidade de reconhecimento de profundidade, maior capacidade para reconhecer articulações e movimentos dos utilizadores e resolução Full HD são algumas das melhorias da nova versão relativamente ao modelo original.



O periférico da Microsoft tem estado sob uma onda de incerteza, isto porque a gigante norte-americana decidiu alterar a estratégia de comercialização da Xbox One – inicialmente apenas vendida com o Kinect, agora pode ser comprado em separado.



O TeK já tinha tido um contacto com o Kinect para Windows durante o SAPO Codebits VII, onde foi mostrado o potencial do periférico no desenvolvimento de novas técnicas de ensino, de marketing, de vendas e até de contacto entre profissionais de saúde e pacientes.



Os leitores podem ainda recordar alguns dos projetos que foram e estão a ser desenvolvidos com a primeira geração do Kinect.



- Siemens usa Kinect em andarilho inteligente

- MIT desenvolve sensor que deteta pessoas através das paredes

- Startup portuguesa IS2you quer levar a integração social a outros mercados

- Software de 110 euros transforma superfícies planas em ecrãs sensíveis ao toque

- Modificação no Kinect permite transformar água numa superfície interativa



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico