A Apple anunciou hoje a disponibilização da versão de teste, para programadores, daquele que será o próximo sistema operativo para os computadores da marca, com lançamento marcado para o verão.

A nova versão do Mac OS, designada Mountain Lion (10.8) é assim revelada cerca de sete meses após o lançamento do Mac OS X Lion (10.7), devendo chegar ao mercado na altura em que este celebra o primeiro aniversário.

O calendário revela alguma preocupação da marca em manter um ritmo de desenvolvimento no sistema operativo fixo capaz de acompanhar as novidades que tem apresentado para os dispositivos móveis.

Esta aproximação não se deverá refletir apenas ao nível dos ritmos de desenvolvimento, pois de acordo com as primeiras impressões registadas online por quem já teve oportunidade de experimentar a novidade, as semelhanças entre o SO para computadores e o iOS tornam-se cada vez maiores com esta nova versão.

O Mountain Lion traz para os computadores algumas das funcionalidades próprias dos dispositivos móveis da Apple, como é o caso do iCloud, de uma nova aplicação para troca de Mensagens (que substitui o iChat) e um novo centro de notificações, que vai incluir alertas de email e calendário, à semelhança do que acontece num iPhone.

Novidades são ainda a integração com o Twitter e o acesso ao Game Center, uma aplicação que regista as pontuações mais altas obtidas em jogos online e ajuda os utilizadores a encontrarem adversários à altura.

A preview disponibilizada hoje destina-se a dotar os programadores de software para Mac de ferramentas para poderem começar a desenvolver produtos que tirem partido das características do novo sistema operativo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes