A Samsung lançou o kit de desenvolvimento de software para a versão 2.0 do seu sistema operativo móvel, o Bada. A nova versão da plataforma, que a fabricante coreana usa em smartphones de gama alta - intercalando a opção com a escolha do Android, introduz várias novidades e melhorias.



O Bada 2.0 passa a assegurar suporte para multitasking e melhora o suporte para Flash e HTML5. Passa também a permitir a partilha de ficheiros através de WiFi Direct, o reconhecimento de voz e o suporte para tecnologia NFC. Passa ainda a ser possível introduzir publicidade nas aplicações.



Os primeiros smartphones suportados na nova versão do sistema operativo deverão surgir mais para o final do ano. Segundo informação oficial, a empresa está a planear a comercialização de três modelos com SO atualizado.



Entretanto, a Samsung revela um novo modelo com Bada já na próxima semana, na feira de eletrónica alemã, a IFA, conforme o TeK já tinha escrito.




No mesmo evento a Samsung vai revelar novos modelos suportados em Android. Como a empresa tem afirmado, a estratégia de aposta em plataformas de software de parceiros - como a Google ou a Microsoft - é para manter.



A Samsung anunciou também entretanto que a sua loja de aplicações, que dá suporte ao sistema operativo, passou a estar disponível em 121 países. A Samsung Apps conta já com um portefólio de 40 mil aplicações.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico