A Novell disponibiliza a partir de hoje a mais recente versão do seu sistema operativo. O SUSE Linux Enterprise introduz um conjunto de novidades e reflecte algumas consequências do acordo de cooperação assinado com a Microsoft para tornar compatíveis os sistemas das duas empresas e permitir a coabitação de ambos numa mesma rede.

O trabalho de proximidade com a dona do Windows é visível sobretudo em áreas como a virtualização, formatos de documentos, multimédia ou gestão de sistemas, como confirma a própria empresa.

O SUSE Linux 11 corre numa ampla variedade de hardware e foi optimizado para oferecer uma performance muito próxima da original em produtos como o VMWare, Microsoft Hyper-V ou Xen, garante a Novell.

Uma novidade do sistema é a funcionalidade Mono Extension. Introduzida comercialmente pela empresa pela primeira vez, vem permitir a aplicações codificadas em C# e que usem a Framework .NET correr sobre plataformas que não sejam Windows.

De sublinhar que esta primeira versão comercial dos resultados do Mono só surge agora embora a empresa esteja envolvida no projecto já desde 2003, altura em que comprou a Ximian que o liderava. O seu lançamento também tira partido do acordo com a Microsoft.

A nova versão é maior actualização á suite Linux para desktop desde Julho de 2006