A Novell vestá a preparar o lançamento de dois novos produtos que pretendem reforçar a posição da empresa no mercado empresarial open-source e dotá-la de nova capacidade para competir com a líder de mercado Microsoft.




O primeiro dos dois lançamentos está agendado para final do mês e visa a apresentação oficial do Bandit, um projecto open-source para a área de gestão de identidades. Esta é uma área onde a empresa já tem experiência, com uma linha bem estabelecida de produtos para autenticação de acessos à rede mas onde pretende ganhar maturidade. O Bandit visa criar um conjunto de componentes open-source standard para serviços relacionados com a identificação.




Em Julho começa a ser vendida a versão 10 da suite Linux para o desktop, Suse Linux Enterprise Desktop. A nova versão do software dirige-se ao segmento de office workers, que tipicamente usam múltiplas aplicações durante o dia de trabalho. As funcionalidades de pesquisa foram melhoradas, assim como os serviços de suporte e a componente gráfica, garantiu à C|Net Jeff Jaff, CTO da empresa.




As duas iniciativas serão complementadas com melhorias na versão para servidor do sistema operativo, tudo com o objectivo de aumentar as receitas da área Linux e posicionar-se como alternativa à Microsoft.




As tecnologias open-source são uma aposta da Novell desde 2003 quando a empresa adquiriu a Ximian, reforçada no ano seguinte com a aquisição do distribuidor SuSe Linux. Com um portfólio de produtos consolidado no mercado, a empresa procura agora garantir o aumento da base de utilizadores de produtos Linux fornecendo aos clientes um road map actualizado para os produtos open-source, sobretudo junto dos clientes e parceiros NetWare, explicou à fonte o mesmo responsável.

Notícias Relacionadas:

2005-03-22 - Novell anuncia suite Linux para PMEs