Computadores Chromebook há muitos, mas que garantam até 13 horas de bateria parece apenas haver um: o novo portátil da Acer. Um feito que ganha ainda mais relevo tendo em conta que o utilizador terá de pagar 279 dólares pela máquina, cerca de 210 euros.



O novo Chromebook 13 da Acer destaca-se ainda por ser o primeiro equipamento Chrome OS equipado com um processador da Nvidia, o Tegra K1. O chip é usado em vários dispositivos móveis e tem na poupança energética um dos seus grandes diferenciais.



O modelo mais básico do portátil vem equipado com um ecrã de 13 polegadas e 1.366x768 píxeis de resolução, mas os interessados podem investir mais 20 dólares para terem acesso à versão com ecrã Full HD – e que garante uma duração da bateria de 11 horas.



Nas restantes características o Chromebook 13 apresenta-se como um computador de pouco "peso": 16GB de armazenamento SSD e 2GB de RAM. Há ainda um terceiro modelo com ecrã Full HD, 32GB de armazenamento e 4GB de RAM por 379 dólares.



Conforme novos fabricantes se vão juntando ao universo Chromebook, novos equipamentos têm surgido e todos eles com o intuito de superar as marcas anteriores: a LG, por exemplo, introduziu um computador all-in-one com Chrome OS, enquanto a Acer tinha apresentado recentemente o primeiro Chromebook com processador Intel Core i3.



Escreve a imprensa internacional que o equipamento também está bem construído a nível de hardware e que este pode ser o melhor Chromebook até à data, pela ainda mais agressiva relação qualidade-preço.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico