A Sony revelou durante a Gamescom que estava a produzir um novo comando para a PlayStation 5, para jogadores profissionais mais exigentes. Trata-se do DualSense Edge, aquele que é o primeiro comando de alta performance e totalmente personalizável construído pela Sony. A fabricante informou agora que o novo comando chega às lojas no dia 26 de janeiro e vai custar 239,99 euros. Considerando que a versão normal do DualSense custa uma média de 70 euros, quais são as diferenças entre os modelos?

O Edge poderia ser equiparado à versão premium do Elite da Xbox, no caso da proposta da Sony, a aposta vai para a personalização do equipamento, direcionado sobretudo a jogadores profissionais de eSports. Os módulos de stick analógicos podem ser substituídos, quando danificados, por exemplo, sendo possíveis de adquirir à parte, pelo preço estipulado de 24,99 euros, com lançamento no mesmo dia do comando. As pré-encomendas do comando e acessórios começam no dia 25 de outubro.

Veja na galeria as imagens do comando

Começando pelos controlos personalizáveis, os jogadores podem modificar o layout do comando como entender, tanto do lado físico dos botões, como através do software. Assim, pode remapear certos comandos, desativar inputs específicos dos botões, mas mais importante, definir a sensibilidade dos analógicos, assim como as suas “zonas mortas”. Ou seja, a distância que os analógicos se movem antes de serem reconhecidos durante as partidas.

Também os gatilhos podem ser configurados com diversas opções de distância de movimento e zonas mortas. Os jogadores mais exigentes podem diminuir a distância do movimento da pressão do gatilho para que comece a disparar mais cedo e rápido durante uma partida de FPS competitiva. O mesmo para jogos de corrida, onde pode definir a aceleração.

E como os diferentes jogos podem ter exigências diferentes, os jogadores podem guardar diferentes perfis no comando e acedê-los rapidamente. O comando tem um botão Fn dedicado, permitindo comutar entre as configurações sem perder a concentração da partida. Entre as opções estão a mudança de perfil, ajuste do volume ou de conversa, alternar entre diferentes personalizações de controlos, entre outras opções pré-definidas.

Ainda no que diz respeito à personalização, tanto as capas dos analógicos como os botões posteriores também podem ser modificados. Há três capas disponíveis: standard, high dome e low dome. E há dois conjuntos de botões posteriores, half dome e lever, que podem ser configurados para assumirem as funções de qualquer outro botão. Tratam-se de botões alocados na parte inferior do comando, que muitos utilizadores utilizam para o salto das personagens em FPS ou para recarregar as armas, sem ter de deslocar o polegar do analógico direito.

Veja o vídeo

Apesar das mudanças e personalização do DualSense Edge, a Sony diz que todas as características principais do comando continuam presentes. A resposta tátil, os gatilhos adaptativos, o microfone embutido e o painel tátil continuam disponíveis.

A acompanhar o comando está um cabo USB-C, com um conector especial que tranca, par que este não se desconecte facilmente e em situações inoportunas. O estojo de transporte está igualmente incluído, para poder guardar o comando e os seus componentes. Além disso, o estojo tem bateria, carregando o comando por USB enquanto este está guardado.