(Actualizada) Os novos portáteis Magalhães vão começar a chegar aos alunos do primeiro ciclo de forma faseada, mas os primeiros modelos já vão ser utilizados hoje pelos alunos do centro escolar de Mouriz, em Paredes, que a Ministra da Educação e o Primeiro Ministro José Sócrates inauguram esta manhã.

O MG2, que foi seleccionado através de um concurso público internacional como o portátil e integrar a nova fase do programa e-escolinha, é o substituto do Magalhães que já está a ser utilizado por mais de 400 mil alunos do primeiro ciclo.

Ao todo são 250 mil computadores da nova versão que devem chegar a alunos e professores, sendo que o objectivo definido é de entregar cem mil unidades a alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico e outros cem mil aos alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. 50 mil serão atribuídos a professores, que assim podem usar as mesmas ferramentas que os alunos.

Depois da finalização do concurso para a selecção do equipamento, chegou a garantir-se que os primeiros portáteis ainda iriam ser distribuídos no ano lectivo que terminou em Junho, mas tal acabou por não acontecer.

No final da inauguração a Ministra da Educação, Isabel Alçada, garantiu que este ano quer "que tudo corra de forma normal" na distribuição dos Magalhães, e confirmou os números já avançados.

À agência Lusa o Ministério detalhou ainda que esta semana vão começar a ser distribuídos quatro mil portáteis por todo o país, começando a atribuição pelos alunos do segundo ano do primeiro ciclo.

O TeK já questionou o Ministério sobre os planos de distribuíção dos novos modelos, mas ainda não obteve resposta até à hora de publicação deste artigo.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação obtida após a inauguração do novo centro escolar.