A empresa norueguesa Opera Software lançou hoje o browser para Windows Opera 6.0. Aquela empresa promete bater o recorde de download de cópias desta aplicação, à semelhança do que aconteceu na Comdex, realizada a 13 de Novembro, onde se assistiu a mais de 500 mil downloads aquando da disponibilização da sua versão beta.
O novo Opera 6 para Windows destina-se a utilizadores com experiência na navegação em browsers com inúmeras funcionalidades ao nível do interface. Neste campo é de destacar a nova característica de interface de documento único (Single Document Interface - SDI), oferecendo uma versão alargada do SDI como opção em anexo no topo do tradicional interface de múltiplos documentos (Multiple Document Interface - MDI). Esta última funcionalidade permite que a aplicação suporte diversas janelas em simultâneo, não sendo necessário abrir várias vezes o navegador, sempre que se pretende aceder a uma nova página Web.
De realçar também a possibilidade de rodear as aplicações do Opera de ambientes personalizados e customizados, podendo as mesmas ser alargadas para ambientes avançados MDI.
Dean Kakridas, responsável pelos produtos de desktop da Opera Software, sublinha que o "Opera 6.0 foi recebido com grande entusiasmo por toda a Internet", acrescentado que este browser "é uma alternativa ao Internet Explorer e uma experiência Web de múltiplas plataformas de desktop".
A nova versão do Opera disponibiliza pela primeira vez alfabetos não romanos, abrindo assim novas potencialidades de mercado e de concorrência nas regiões Ásia/Pacifico e Europa de Leste.
Tal como em outras versões anteriores, a equipa de desenvolvimento do Opera 6.0. pretendeu fazê-lo rápido, optimizando a memória e pequenas partes do código, facilitando a visualização de imagens e documentos Web.
O Opera 6.0 para o Windows é um versão gratuita que se encontra disponível para download, patrocinada por publicidade. Após o download do ficheiro no computador, o utilizador pode registar aquele browser pelo montante de 39 dólares ou 8.739 escudos, se pretenderem remover os pequenos banners publicitários que o integram.
Se os utilizadores já estiverem registados e forem clientes de versões anteriores podem ter acesso ao Opera 6.0 gratuitamente (se adquiriram o Opera 5.X) e a alguns descontos se possuírem as restantes versões já publicadas.
Notícias relacionadas:
2001-05-16 - Opera renova parceria com IBM para fornecimento de software para browsers
2000-12-06 - Opera aquece guerra dos browsers com versão gratuita
2000-12-04 - Opera pode ficar grátis
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários