A Toshiba acaba de anunciar um novo computador portátil da sua linha Portégé com tecnologia de comunicações sem fios. O novo Portégé 2000 insere-se na categoria dos sub-notebooks, pois o seu peso não vai muito mais além de um quilograma e a sua espessura é equivalente a menos de dois centímetros. Mas, no sentido de demonstrar que o desempenho não é incompatível com dimensões reduzidas, a fabricante japonesa optou por equipar o seu novo portátil com um processador Pentium III de 750 MHz da Intel.



Devido às suas reduzidas dimensões, o Portégé 2000 "é facilmente arrumado e transportado numa pasta", caso pretendamos viajar com ele, indica o comunicado oficial divulgado pela companhia. De modo a conferir-lhe uma maior solidez, foi-lhe incorporado um chassis de magnésio. No seu interior, contém um disco rígido com capacidade para armazenar até 20 Gbytes de dados, sendo 49 por cento mais pequeno do que qualquer outro do mercado.



Graças ao seu processador Intel Pentium III Tualatin de voltagem ultra-reduzida e ao recurso à tecnologia SpeedStep, o tempo de vida da bateria torna-se maior e a velocidade de desempenho do sub-notebook sofre um aumento, quer o computador esteja ligado à bateria ou ao adaptador de corrente. O Portégé 2000 vem ainda equipado com um ecrã de poli-silício de matriz activa/TFT com o tamanho de 12 polegadas, o que segundo o comunicado, "permite uma visualização fácil e a obtenção de imagens de elevada qualidade, usando menos 40 por cento dos componentes dos ecrãs TFT actuais.



Em vez de recorrer a uma bateria cilíndrica normal, este sub-notebook da Toshiba emprega uma tecnologia de bateria plana de polímeros de iões de lítio, sem que o desempenho sofra qualquer degradação. Um conjunto de segunda bateria de elevada capacidade, incluída no computador portátil, vai aumentar a sua autonomia em cerca de 9 horas e 20 minutos.



Através da sua LAN (rede local) sem fios, o Portégé 2000 permite conectar-se em qualquer altura e em qualquer lugar ao receptor de infravermelhos interno, à porta Ethernet 10/100, ao modem de norma internacional V.90 e ao cartão bluetooth opcional via Secure Digital (SD) ou PC Card. Este sub-notebook vai estar disponível em Portugal a partir de Abril, com um preço de venda ao público aproximado de 3.160 euros, já com IVA incluído.


Notícias Relacionadas:

2001-09-19 - Toshiba apresenta novos computadores portáteis para redes sem fios

2000-11-06 - Toshiba lança novos portáteis Satellite

2000-05-22 - Toshiba renova gama de notebooks