Os Microsoft Points vão deixar de ser a moeda de troca nas compras realizadas no serviço Xbox Live. A partir de hoje, 26 de agosto, a moeda utilizada para compras vai ser a moeda que cada país usa, sendo que no caso de Portugal todos as compras vão ser feitas em euros.

A alteração faz parte da atualização para a consola Xbox 360 que fica agora disponível e que vai chegar a milhões de utilizadores em todo o mundo no decorrer dos próximos dias. Com esta alteração a Microsoft acredita que está a contribuir para uma experiência unificada pois está a implementar o mesmo sistema de compras usado nos sistemas operativos Windows.

Quem tem pontos por gastar vai vê-los convertidos em dinheiro, valor que depois deve ser gasto até 1 de junho de 2015. No caso dos Microsoft Gift Cards ainda disponíveis, também vai haver uma conversão de pontos para dinheiro real e que não terá validade para ser gasto.

A conversão vai ser feita de modo a que o utilizador saia sempre valorizado, isto é, cem Microsoft Points vão valer mais do que um euro. Todos os pontos ganhos através das Xbox Live Rewards e que ainda não tenham sido créditos vão sê-lo antes que a transição seja efetuada.

A opção de compra e pagamento através de cartões de crédito vai continuar disponível.

Além de Portugal, outros 30 países são suportados pela alteração que a Microsoft está a implementar ao nível do sistema de pagamento da consola.

Até ao final do ano a Microsoft vai colocar à venda cartões de redenção, que os jogadores podem comprar com dinheiro físico e depois traduzir para dinheiro em versão "digital". Este lançamento deve acontecer pouco antes da chegada da nova Xbox One, consola que ainda não tem data de chegada para Portugal e que chega em novembro aos primeiros mercados como os EUA.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico