Um novo sistema operativo móvel, para concorrer com o Android, iPhone e seus semelhantes, estreia-se esta semana, na China. A solução, baseada na computação na nuvem, estará primeiro disponível no smartphone K-Touch Cloud-Smart Phone W700, mas o objetivo é estendê-lo a outros equipamentos durante este ano, revelou a fabricante.

[caption]K-Touch Cloud-Smart Phone W700[/caption]

Smartphones com ecrãs de maiores dimensões e tablets são os dispositivos na "mira" dos responsáveis pelo desenvolvimento e comercialização do "Alyun OS", o grupo chinês Alibaba, através da Alibaba Cloud Computing.

O sistema operativo, que tem na ligação à cloud a sua principal característica diferenciadora - dispensando os utilizadores de descarregarem aplicações para o telefone e baseando o seu modo de funcionamento numa sincronização constante com os servidores da Alibaba - é também uma solução de código aberto, baseada em Linux, assegurando a compatibilidade com as aplicações para Android.

"Trazer as aplicações baseadas na nuvem para os dispositivos móveis não só inaugura toda uma nova experiência de utilizador, como facilita a vida dos programadores que poderão recorrer a tecnologias Web como o HTML5 e JavaScrip para reduzir a complexidade do processo de desenvolvimento", realça o presidente da Alibaba Cloud Computing, citado no comunicado da empresa.

O Alyun OS virá equipado com uma série de aplicações baseadas na nuvem, para acesso a funcionalidades como o email, GPS e ferramentas de navegação, pesquisas online e atualizações sobre o estado do tempo. Toda a informação e software ficam alojados na cloud e podem ser acedidos e modificados a partir de outros dispositivos com ligação à Internet.

No comunicado divulgado, a empresa não avança o preço do primeiro equipamento a chegar às lojas com o novo sistema operativo - que por enquanto só está disponível em chinês, mas deverá ganhar uma versão em inglês mais para o final do ano. Abaixo reproduzimos a primeira imagem do software, que começou a circular online.

[caption]Alyun OS[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico