A Microsoft revelou, esta semana, o resultado de mais um dos seus projetos de investigação. Desta vez, com um foco especial nas crianças, a tecnológica criou o Zanzibar, um tapete tecnológico inteligente que mistura o digital com o real, num sistema onde os brinquedos inanimados ganham vida.

O aparelho, que foi desenvolvido por uma equipa do Reino Unido, mistura tecnologia NFC e sensibilidade ao toque para reconhecer objetos e gerar cenários e efeitos que podem ajudar os utilizadores a materializar a sua imaginação.

A complexidade deste tapete é exibida com a interpretação de interações físicas reais, como o premir de um botão ou o apertar de um boneco inanimado que é exibido a disparar uma flecha no plano virtual. As utilidades para o aparelho são diversas. No vídeo publicado online pela gigante tecnológica, basta observar alguns dos testes conduzidos ao tapete para identificar uma série de possibilidades, que vão desde a criação de cenários virtuais à animação de brinquedos estáticos.

O projeto ainda se encontra em desenvolvimento e não tem qualquer data de lançamento anunciada. De acordo com o portal tecnológico ZDNet, a Microsoft vai exibir as primeiras unidades na ACM CHI Conference, em Montreal, no Canadá, ainda em abril.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.