Depois dos rumores a confirmação: a Google acaba de revelar o sucessor do Nexus One. O mais recente smartphone da gigante das pesquisas chama-se Nexus S e o anúncio vem acompanhado do lançamento de uma nova versão do Android, que também já se vinha adivinhando, o Gingerbread.

Os primeiros exemplares do telemóvel chegam às lojas norte-americanas daqui a dez dias (16 de Dezembro), sendo vendidos livres de operador, através da cadeia de lojas Best Buy. No Reino Unido começam a ser comercializados a dia 20 de Dezembro (na Carphone Warehouse). Para Portugal não está ainda prevista qualquer data para disponibilização. Recorde-se que o seu antecessor nunca chegou a território nacional.

Tal como se havia especulado, o novo smartphone da gigante das pesquisas foi fabricado em conjunto com a Samsung e será o primeiro dispositivo a chegar ao mercado com a versão 2.3 do sistema operativo móvel de código aberto promovido pela empresa - que entretanto já disponibilizou o SDK/NDK para os programadores que queiram desenvolver para a plataforma.

No blog da companhia já é possível assistir a um vídeo de apresentação do equipamento, que reproduzimos abaixo.

De acordo com a informação avançada hoje pela Google, o equipamento apresenta um ecrã de quatro polegadas - a que a companhia chama um Countour Display, "desenhado para caber confortavelmente na palma da mão".

O processador é um Hummingbird de 1 GHz e conta com duas câmaras, uma na parte da frente e outra no verso do telefone. Outras características avançadas incluem 16 GB de memória interna e hardware NFC (near field communication - comunicação de curto alcance), que permite a leitura de informação de Tags NFC.

A respeito do Gingerbread, a empresa diz tratar-se da "versão mais rápida do Android", apresentando melhorias ao nível do interface, suporte de NFC, um novo teclado e ferramenta de selecção de texto, bem como a possibilidade de efectuar chamadas telefónicas baseadas na ligação à Internet (VoIP/SIP).

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.