A Asus revelou os seus novos portáteis ROG Zephyrus S17 e o ROG Zephyrus M16, com um novo design, mas também alimentados pelo mais recente processador da Intel de 11ª geração da série H. A Intel revelou os novos modelos de processadores que se juntam aos que foram confirmados durante a CES, no início do ano, num total de seis versões. Os novos chips destinam-se aos computadores ultraportáteis dedicados ao gaming, criação de conteúdos e workstations portáteis. Os novos processadores têm mais de quatro núcleos e 8 threads, desenhados para serem os sucessores dos processadores Intel de 10ª geração portáteis, sendo de 5% a 19% mais rápidos.

Asus revela nova linha ROG Zephyrus para gaming: portáteis com melhor refrigeração e ecrãs maiores
Asus revela nova linha ROG Zephyrus para gaming: portáteis com melhor refrigeração e ecrãs maiores
Ver artigo

Esta geração de processadores baseia-se na mesma arquitetura de 10 nm, capaz de suportar Wi-fi 6/6E, Thunderbolt 4 e PCIe 4.0. Os processadores podem ser melhorados através de overcloaking, sobretudo na sua versão topo de gama i9-11980HK, com as ferramentas disponibilizadas pela Intel, sem a necessidade de mexer na BIOS do computador. O processador vai ajudar a alimentar ecrãs de alta resolução, com taxas de refrescamento de 360 Hz, assim como a 4K, a 120 Hz.

tek intel 11ª geração

Em termos de processadores para o mercado de consumo, a Intel lançou cinco variações:

- Core i9-11980HK: 8 núcleos/16 thread, relógio-base a 2.6 GHz.

- Core i9-11980H: 8 núcleos/16 thread, relógio-base a 2.5 GHz.

- Core i7-11800H: 8 núcleos/16 thread, relógio-base a 2.3 GHz.

- Core i5-11400H: 6 núcleos/12 thread, relógio-base a 2.7 GHz.

- Core i5-11260H: 6 núcleos/12 thread, relógio-base a 2.6 GHz.

Nenhum dos processadores tem placa gráfica integrada Iris Xe, que são utilizados nos modelos de produtividade, visto que os computadores que utilizam o chip terão GPUs dedicados. Assim, o seu custo será inferior, ao mesmo tempo que concede mais potência às máquinas.

tek intel 11ª geração

E já diferentes marcas anunciaram novos modelos de portáteis atualizados com o novo chip da Intel. Além da Asus, a Razer revelou o novo Blade 15,6 polegadas, destacando-se pela sua moldura igualmente fina no ecrã. A Dell também tem uma nova linha de Alienware chamada X-series, com o modelo m15 R6 a usar o novo chip. A HP tem um novo Zbook e a Acer atualizou três dos seus modelos: Predator Triton 300, Helios 300 e o Nitro 5.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.