O título de computador mais pequeno do mundo pertence agora a uma versão "encolhida" do antecessor. Depois de a IBM ter apresentado um aparelho que não excedia o tamanho de um grão de sal grosso, a Universidade do Michigan conseguiu desenvolver um exemplar que consegue ser substancialmente menor do que um bago de arroz. O tamanho exato é de 0,04 milímetros cúbicos - o valor representa um décimo do tamanho do antigo detentor do recorde.

IBM cria disco rígido atómico e reduz drasticamente o espaço necessário para armazenar um bit
IBM cria disco rígido atómico e reduz drasticamente o espaço necessário para armazenar um bit
Ver artigo

As dimensões reduzidas obrigaram os investigadores a serem criativos com o equipamento, uma vez que este é facilmente danificável.

O computador, que foi desenvolvido para medir alterações de temperatura em diversas partes do corpo humano, consegue, por exemplo, fazer medições em pequenos grupos de células. A aplicação pode ser frutífera na medicina, uma vez que a comunidade científica acredita que os tumores são ligeiramente mais quentes do que o tecido saudável.

Os métodos de análise existentes para confirmar esta hipótese eram, no entanto, escassos. A introdução deste computador vai preencher esta lacuna e poderá, em consequência, aumentar a eficiência dos tratamentos nestas situações.

A equipa responsável pelo desenvolvimento deste computador acredita que o aparelho pode ser aplicado no olho de um paciente para diagnosticar casos de glaucoma e monitorizar processos bioquímicos.

Há quem questione se este equipamento se pode classificar como um computador. Apesar de integrar um processador, o aparelho perde todos os dados armazenados assim que esgota a sua bateria, o que pode representar um obstáculo para alguns cenários de investigação.

Apesar de não haver um consenso relativamente a esta questão, a verdade é que o modelo representa um avanço importante para a engenharia e para o desenvolvimento de processadores. A multiplicação de exemplares semelhantes significa que dentro de pouco tempo, os computadores microscópicos poderão ser um objeto comum nas nossas vidas.