Numa altura em que a FIFA se mostra mais receptiva para a adopção e implementação de novas tecnologias naquele que é um dos desportos mais apaixonantes do planeta, a própria tecnologia também se vai demonstrando cada vez mais interessada no mundo do futebol. E no domínio da realidade aumentada, já se desenvolvem ferramentas que podem afectar a forma como vamos "consumir" as partidas do futuro.

Um dos últimos sistemas que articula a espetacularidade do desporto rei com as potencialidades desta tecnologia, consiste num algoritmo capaz de converter filmagens de jogos em duas dimensões, em autênticas maquetes animadas e tridimensionais, destas partidas. Com recurso a um headset de realidade aumentada, é possível visualizar todos os lances a acontecerem diretamente na sua mesa da sala ou em qualquer outra superfície que esteja "mais à mão".

O "Soccer On Your Tabletop" funciona com base num processo que se desenvolve a duas partes, com uma primeira a consistir na monitorização e análise cada movimento individual que acontece em campo. As imagens dos jogadores, da bola, do guarda-redes, das bandeiras, dos árbitros e dos restantes elementos que compõem uma partida são depois mapeados em modelos 3D e colocados numa versão virtual de um campo, extraída diretamente de FIFA 18.

O resultado final ainda está longe de ser perfeito, mas os desenvolvimentos são animadores e é bem possível que o sistema esteja disponível para lhe transmitir os melhores momentos do próximo Campeonato Mundial de Futebol, que se realiza em 2022. Se o sistema conseguir acelerar todo o processo de análise e mapeamento, pode ser até possível que o "Soccer on Your Tabletop" seja capaz de lhe levar repetições, em tempo real e em realidade aumentada.

TEK SOYT

Uma das vantagens deste sistema é que permite que o espectador visualize um lance de vários ângulos, bastando-lhe para isso reposicionar-se em relação ao campo. A possibilidade pode dar aso a uma experiência mais dinâmica e rica, podendo até beneficiar esquemas de scouting, com a análise pormenorizada dos movimentos de um jogador.

Neste momento, não é apenas a fase embrionária do "Soccer on Your Tabletop" que inviabiliza a comercialização deste programa, uma vez que a própria realidade aumentada carece de plataformas e hardware para chegar a um público mais extenso.

O projeto vai ser apresentado em breve numa conferência em Salt Lake City sobre o reconhecimento de padrões e a visão computacional. O evento é patrocinado por Facebook e Google.