Foi lançado no mercado chinês o novo SUV coupé elétrico da Seres, destacando-se por ser o primeiro automóvel a utilizar o ecossistema inteligente da Huawei, aquele que adota a curiosa fórmula 1+8+N. Ou seja, a partir de 1 smartphone, é possível partilhar conteúdos para 8 equipamentos, entre os quais PC, tablets, colunas inteligentes, etc., através de inteligência artificial. O N, onde se encaixa o automóvel, representa o ecossistema IoT construído pela fabricante chinesa, que são ligados de forma “seamless”.

O Seres SF5, apresentado na 19ª Exposição Internacional da Indústria Automóvel em Xangai, dá assim o início de uma nova área de negócios que a Huawei já tinha dito que queria explorar. “No futuro, não só iremos fornecer soluções para carros inteligentes para ajudar os parceiros a construir melhores veículos, como também os iremos ajudar a vender esses veículos através da nossa rede retalhista em toda a China”, salienta Richard Yu, CEO da área de Consumer Business da Huawei.

As duas empresas criaram um novo sistema de extensão de gama de transmissão elétrica, equipado com a tecnologia Huawei DriveONE Three-in-One Electric Drive, que diz reduzir a ansiedade dos condutores relativamente à autonomia dos veículos elétricos. O veículo tem um alcance de 180 quilómetros em modo 100% elétrico, sendo ideal para quem faz deslocações diárias dentro da cidade. Mas tem um alcance de mais de 1.000 quilómetros no modo “Alcance” para os viajantes de longas distâncias.

A Huawei refere que o Seres SF5 consegue uma aceleração dos 0-100 km/h em 4,68 segundos. Isso deve-se ao chassis de alumínio leve, uma suspensão dianteira de dupla articulação de quatro esferas e uma suspensão traseira trapezoidal multi-link para ajudar a manter o seu desempenho.

O veículo tira partido do Huawei HiCar, que permite alternar entre as aplicações do smartphone e enviá-las para o painel de controlo central do automóvel. Dessa forma pode ter acesso às apps de navegação, música e outros. Pode, por exemplo, passar rapidamente a música que está a ouvir no smartphone para o sistema de áudio do carro, assim que entrar no mesmo. Será também possível ter controlos interativos por voz, assim como ligar o carro a outros equipamentos inteligentes. A ideia é que os ocupantes do veículo possam interagir com os equipamentos conectados nas suas casas, incluindo o ar condicionado, ecrã inteligente, e outros.

Uma das apostas do veículo é o seu sistema de áudio 3D em surround, composto por 11 colunas sintonizadas por técnicos da Huawei Sound e especialistas em acústica. Outra tecnologia presente no automóvel é o sistema de carregamento veículo para veículo (V2V) que permite alimentar outra viatura em caso de emergência. A mesma tecnologia garante energia a outros equipamentos, através da funcionalidade Vehicle-to-load (V2L), tais como fogões de indução, aparelhagens e outros.

Seja para o “pára-arranque” do trânsito ou longas distâncias, os condutores vão beneficiar do sistema de condução assistida automática, que inclui o cruise control. E piscando o olho ao luxo, os bancos dianteiros são desportivos e equipados com ventilação, aquecimento e massagem, assim como o modo de boas-vidas inteligente, para ajudar o condutor na entrada e saída do automóvel.

A partir de hoje já o pode comprar nas lojas da Huawei, na China ou agendar um test drive. O veículo foi lançado em quatro cores: Deep Ocean Blue, Charcoal Black, Pearl White e Titanium Silver Grey. O revestimento interior pode optar por Midnight Black, Garnet Red e Ivory White.