No dia 21 de janeiro a Microsoft vai revelar mais novidades sobre o Windows 10, mas desta feita o anúncio vai estar acima de tudo focado nas características de “consumidor” do sistema operativo. Além de haver a possibilidade de se saber o que o novo Windows vai trazer para os telemóveis, tablets e até consola, uma das estrelas da tarde promete ser um alegado novo navegador de Internet.



Spartan é o seu nome, informação que já tinha sido adiantada numa outra vaga de rumores. Agora o que se sabe de novo vem da parte do The Verge e traz detalhes “palpáveis” sobre o que de revolucionário terá o browser.



A primeira característica de destaque é a integração com outros produtos da Microsoft. Uma das novidades está no facto de ser possível escrever e anotar por cima do browser com opções de partilha rápida – algo que é suportado pelo sistema OneNote e pela ligação à cloud.



Como o navegador será multiplataforma estando disponível tanto em versão desktop como em versão aplicação móvel, todas as anotações poderão ser acedidas a partir de qualquer dispositivo, criando um fio de continuidade entre utilizadores ou entre ambiente profissional e pessoal.



Pelo que foi possível apurar, apesar de existirem planos nesse sentido, numa fase inicial o Spartan não vai estar disponível para todos os sistemas operativos.

O Spartan também terá alegadamente integração com o assistente pessoal Cortana que entre outras funções permite a pesquisa por voz e a consulta de informações na barra de endereços – faltam X horas para o seu próximo voo partir, por exemplo.



Ao que tudo indica o navegador será leve e simples – para tentar afastar a ideia de browser “exigente” que o Internet Explorer tem atualmente – e vai contar com um novo sistema de separadores que permitirá agrupar páginas consoante os interesses do internauta.



A Microsoft terá ainda planos para tornar o Spartan numa ferramenta personalizável, através de temas, mas esta não é uma prioridade da empresa sendo que esta característica deverá ficar disponível num momento posterior.



Na última contagem oficial mais de 450 mil pessoas usavam o Windows 10 diariamente e a versão technical preview do sistema operativo já tinha sido instalada 1,5 milhões de vezes.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico