Chega hoje às lojas uma nova edição do iPad da Apple. A expectativa em torno do terceiro modelo do tablet é como sempre elevada e as filas para chegar primeiro às lojas voltam a animar várias cidades. É que quem quer estar entre os primeiros a pegar no tablet tem mesmo de passar por uma loja física, o online não é opção.



Na passada segunda-feira foi notícia que o stock reservado pela empresa para satisfazer as pré-reservas realizadas via Internet estava esgotado, tornando impossível cumprir o principal propósito desta fase antecipada de encomendas: permitir a quem a usa estar entre os primeiros a conseguir comprar (e receber) o novo equipamento.



Num comunicado emitido nessa altura a Apple tranquilizava os mais ansiosos, garantindo que o stock esgotado de equipamentos para responder ao nível de pré-reservas nas lojas online não comprometia a data de lançamento fixada pela empresa.



Quem escolheu a loja online para pré-reservar o produto só o irá receber no próximo dia 19 de março - e não no dia de lançamento como é habitual. Quem fizer encomenda online agora, já depois de esgotado o número de equipamentos alocados para o canal, terá de esperar cerca de duas a três semanas para receber o produto.



O novo iPad integra uma câmara de 5 megapixéis e conta com uma ecrã retina que assegura uma resolução de 2048x1536, uma combinação que se traduz numa melhoria na ordem dos 44% ao nível da saturação da cor face ao iPad 2. Este novo iPad reúne assim 3,1 milhões de pixeis, quatro vezes mais que o antecessor, no mesmo ecrã de 9,7 polegadas.



O processamento fica a cargo do chip A5X, dual core com gráficos quad core, e a gravação de vídeo em alta definição passa para os 1080p. Estes são alguns dos atributos que o iPad tem. Entre os que não tem está o suporte para 4G, apenas disponível nos Estados Unidos e no Canadá.




Menos relacionado com as características do equipamento, mas igualmente importante para quem faz contas ao orçamento para comprar um gadget, a fabricante passou a disponibilizar um programa de trocas, através do qual compra equipamentos usados da marca e paga em vales de compras Apple, claro está. A informação é indicativa já que, tal como o 4G, também esta possibilidade está apenas disponível para os Estados Unidos.



O novo iPad chega hoje às lojas nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Porto Rico, Singapura, Suíça e Reino Unido. Os preços começam nos 489 euros e vão até aos 694 euros na versão de 64 GB, Wi-Fi.



Os fãs da marca da maçã em Portugal terão de esperar até ao próximo dia 23 de Março para adquirir o equipamento. Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Macau, México, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia e Suécia estão no mesmo grupo de países a receber o iPad numa espécie de segundo round de vendas.



Em Portugal, a Vodafone já confirmou que terá o equipamento à venda na data de lançamento.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira