Apesar de não atingir os 40 mil visitantes projetados inicialmente, a nova edição do Óbidos Vila Gaming foi bastante concorrida, com 25 mil pessoas a participar nas atividades propostas para os nove dias do evento. O evento foi palco para o Observatório do Gaming e dos eSports nasce para registar e partilhar dados sobre esta indústria em Portugal.

No balanço final do evento, o município destaca o reforço da aposta nesta indústria de entretenimento, deixando já a certeza que o Óbidos Vila Gaming regressa em 2025. “Mais uma vez, com o Óbidos Vila Gaming, e durante estes nove dias, liderámos de maneira distinta uma das principais tendências nacionais e internacionais, o gaming, que representa hoje a maior indústria de entretenimento do mundo, e que trouxe a Óbidos, nestes nove dias, mais de 25 mil visitantes”, salienta Filipe Daniel, presidente da câmara municipal de Óbidos.

Para as próximas edições estão prometidas apostas na área da Programação, Robótica e Inteligência Artificial. Estes são pontos estratégicos para fixar empresas do sector, assim como jovens talentos e profissionais. Óbidos conta com um hub de desenvolvimento criativo e tecnológico, em áreas como a Educação, Cultura, Turismo e Agricultura.

Em outros dados estatísticos, esta segunda edição do Óbidos Vila Gaming somou 81 horas de evento, com a disponibilidade de mais de 70 cadeiras de gaming, a presença de 20 influenciadores, assim como dezenas de consolas, árcades, torneios, simuladores e equipamentos de realidade virtual. O evento reuniu ainda talks e workshops em torno dos videojogos, para profissionais ou entusiastas.

O município diz que para a realização do Óbidos Vila Gaming houve um investimento de 450 mil euros, tendo ainda a participação de diversos parceiros tecnológicos.

O evento contou ainda com as Game Dev Sessions, com o objetivo de criar um ecossistema de produção de videojogos no parque tecnológico. Para Tiago Colaço, curador das Game Dev Sessions, Óbidos está no mapa e a apostar no sector certo. As Game Dev Sessions consolidam o trabalho que foi lançado no ano passado.