Os Headsets de VR podem transformar as sessões de treino e fitness em autênticos ginásios virtuais, sobretudo em sistemas sem fios como o Meta Quest. E a empresa de Mark Zuckerberg quer oferecer mais informação de fitness aos seus utilizadores durante as suas sessões de treino, adicionando para isso uma maior integração do seu headset com as aplicações de Android.

A empresa está a introduzir uma nova funcionalidade de monitorização de ritmo cardíaco, assim como a integração da aplicação Health Connect by Android, para que os utilizadores possam aceder às suas estatísticas de treino. E a acompanhar o anúncio, durante um tempo limitado (até ao dia 15 de janeiro), na compra do headset Meta Quest 2, é oferecido as bandas Elite Strap que ajudam a suportar e a manter o equilíbrio do equipamento. Este acessório custa cerca de 60 dólares quando comprado em separado.

Veja na galeria imagens das aplicações de fitness do Meta Quest:

A Meta revelou alguns dos jogos e aplicações que passam a suportar a monitorização da aplicação de saúde, incluindo o simulador de boxe Liteboxer, o Gym Class Basketball VR e o Racket: Nx.

Relativamente à integração das rotinas de fitness no Android, a Meta refere que os utilizadores podem começar a registar o que façam, estejam ou não em ambiente de realidade virtual. É possível sincronizar as suas estatísticas para a aplicação de smartphones do Meta Quest. No entanto, a partir de agora se tiver um smartphone Android pode ligar e partilhar esses dados diretamente ao Health Connect. Será uma integração semelhante ao Apple Health, disponível desde o ano passado para smartphones iPhone.

O objetivo é que o utilizador junte num mesmo local as suas informações de fitness, sejam elas das corridas ou caminhadas no mundo físico, com as atividades que participar no virtual. Depois de sincronizado, todos os resultados que obtiver nas atividades do headset passam a estar registadas automaticamente na aplicação.

Sobre a integração de monitorização do ritmo cardíaco, os utilizadores passam a ver as estatísticas em tempo real durante as sessões de treino. No entanto, a monitorização não será feita a partir do headset, mas sim qualquer equipamento compatível conectado através de Bluetooth. A fabricante diz que os aparelhos compatíveis confirmados com o Meta Quest, para já, são o Garmin HRM-Dual e o Polar H10, mas outros que sejam capazes de sincronizar via Bluetooth também poderão eventualmente ser utilizados.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.