A Oculus está a desenvolver óculos de realidade aumentada. O projeto foi confirmado na sexta edição da conferência anual da empresa, que chegou mesmo a apresentar um vídeo de demonstração, onde foi possível observar como este aparelho pode veicular camadas de dados contextuais enquadradas com o mundo real.

Curioso neste vídeo é a ausência de um equipamento, embora isto possa ser justificado com o facto de a empresa não ter intenções de revelar quaisquer pormenores do design final ou simplesmente por ainda não existir um protótipo. Aliás, a Oculus fez questão de sublinhar que todo este projeto está ainda numa fase muito inicial, pelo que ainda não existe qualquer janela de lançamento que possa ser partilhada.

A tecnológica revelou ainda que tem em curso um programa de recolha de imagens do mundo real, quer de interiores quer de exteriores, tal como dos dados que lhes estão associados. A Oculus chama-lhe "Real World Index" e avança que o software pode ser essencial na renderização de camadas de dados no display do headset que está a ser desenvolvido. O sistema pode ajudar o equipamento a poupar energia, uma vez que, assim, este não teria de analisar o espaço em tempo real.

Realidade virtual: novos Oculus Rift S chegam ao mercado este verão
Realidade virtual: novos Oculus Rift S chegam ao mercado este verão
Ver artigo

Dada a falta de maturidade do projeto, o mais provável é que o headset não venha a conhecer a luz do dia nos próximos meses ou anos. Em 2017, o Facebook já tinha apresentado uma versão deste mesmo sistema, ainda que com um smartphone. O sistema parece já estar em desenvolvimento desde então, se bem que agora pode estar prestes a transitar para um novo formato. Contudo, a falta de detalhes indica que ainda há muito caminho por percorrer.