A OKI Systems tem no mercado dois novos equipamentos de comunicação para escritórios, o fax multifunções Okioffice 55 e o Okifax 730, um fax compacto de papel normal com auricular telefónico.



Dirigido a pequenas e médias empresas com volumes de trabalho reduzido, o Okioffice 55 oferece sete funções num só aparelho: a de fax, impressora de jacto de tinta mono e cores, scanner, copiadora, PC-fax e telefone, permitindo deste modo realizar chamadas telefónicas, enviar faxes e efectuar impressões. Possibilita ainda a digitalização ou fotocópia de documentos e o envio de faxes directamente de PCs com os sistemas operativos Windows 95/98.



Segundo a OKI, a função de fax de papel normal, graças a um modem de 14,4 Kbps integrado no equipamento, reduz tempo e custos na transmissão, já que o envio de cada página com uma resolução de mais de 300 pontos por polegada demora sete segundos.



O Okioffice está equipado com uma memória de 512 Kbytes ou de 21 páginas, o que permite o envio ou armazenamento de faxes para posterior transmissão fora do horário de trabalho, mesmo que não se tenha papel. O modem funciona automaticamente a 9.600, 7.200, 4.800 e 2.400 bps.



Entre as características do Okioffice 55, conta-se a alimentação automática de 15 folhas, a inclusão de um tabuleiro de papel com capacidade para 70 folhas e a possibilidade de programar 10 números e 32 marcações rápidas para telefone e fax. Os faxes também podem ser enviados e recebidos a partir de um PC, como um email, mediante a ligação à Internet.



Compatível com a norma TWAIN - protocolo de software que funciona como padrão para a comunicação entre as aplicações e o scanner - e com as principais aplicações gráficas, o novo fax da OKI consegue uma escala de 64 tons de cinzento. O texto e os gráficos podem ser digitalizados de uma só vez e armazenados no PC para serem utilizados em outros documentos transmitidos por fax.



A tecnologia de impressão jacto de tinta, com cor opcional, permite tanto a impressão a mono como a cores. Quando ligado a um PC, o Okioffice 55 obtém uma melhor resolução. Para a impressão mono, é possível incorporar um cartucho monobloco para 500 páginas, aproximadamente no equipamento multifunções da OKI. No caso da impressão a cores, o Okioffice já dispõe de um cartucho que tem a duração de aproximadamente 170 páginas.



A função de fotocopiadora possibilita um zoom com escalas fixas de 70 por cento, 100 por cento e 140 por cento. Este modelo pode trabalhar com documentos em tamanhos A4, legal ou tipo carta. De acordo com as indicações da OKI, o Okioffice 55 consome um máximo de 35 Watts e um mínimo de 7 Watts em modo standby.



O Okifax 730, um fax compacto de papel normal com auricular telefónico, é um modelo que, segundo o fabricante, oferece uma qualidade de transmissão de 64 pontos cinzentos e uma memória de segurança de 21 páginas, o que permite enviar faxes em horários económicos e armazenar os documentos, no caso de se esgotar o papel ou a tinta. Com um modem de 14.4 Kbps, a velocidade de envio é de sete segundos por página na função de fax de papel normal, tal como acontece no Okioffice 55.



De igual modo, uma das características do Okifax 730 consiste na alimentação automática de 15 folhas, uma cassete de papel com capacidade para 70 folhas, assim como a possibilidade de programar 10 números e 32 marcações rápidas para telefone ou fax.



Notícias Relacionadas:

2001-08-28 - OKI lança módulo que funciona como copiadora e scanner a cores