Não querendo perder mais dinheiro, a Olympus Optical afirmou ontem que pretende reestruturar o seu negócio de câmaras digitais, de modo a que este atinja o ponto de retorno do investimento em termos operacionais durante o próximo ano fiscal.



Com o objectivo de reduzir custos, a empresa vai passar a produzir as suas câmaras digitais na China ao mesmo tempo que pretende diminuir o número de modelos para 10, dos 15 que actualmente disponibiliza. Segundo o anunciado ontem, a subsidiária Olympus em Shenzhen, na China, deverá começar a produzir cerca de 30 mil câmaras por mês na próxima Primavera.



A companhia pretende também aumentar a venda de objectivas, impressoras e outros periféricos, com o intuito de atingir os 50 mil milhões de ienes no ano fiscal de 2005 (92,3 milhões de contos ou cerca de 460 milhões de euros), quando o valor actual ronda os 15 mil milhões (27,6 milhões de contos ou 138,1 milhões de euros).



Está igualmente prevista a negociação entre a Olympus e outras empresas no sentido de avançar com a ideia de normalização de objectivas para câmaras digitais e uma cooperação com a Eastman Kodak norte-americana na área da impressão digital através da Internet.



Embora as receitas do negócio de câmaras digitais da Olympus tenham vindo a crescer a um ritmo de 23 por cento, situando-se nos 135 mil milhões de ienes (249,3 milhões de contos 1,243 mil milhões de euros) durante este ano fiscal, pela segunda vez consecutiva a empresa prevê registar perdas operacionais na ordem dos 11,2 mil milhões de ienes (20,6 milhões de contos 103,1 milhões de euros).



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