A organização One Laptop per Child (OLPC) anunciou o início da produção em massa do XO, o computador de baixo custo destinado a crianças de países emergentes pensado por Nicholas Negroponte em 2002.
Depois de vários atrasos, foi dado início aos trabalhos e, ao que tudo indica, os primeiros equipamentos saídos desta produção deverão ser entregues ainda este mês no Uruguai, Peru e Mongólia. O número de computadores a distribuir ainda não foi dado a conhecer.
A produção está a ser executada pela Quanta Computer que endereçará os primeiros equipamentos a governos e fundações locais que distribuirão os computadores entre as escolas abrangidas pela iniciativa.
Antes de começar a produção em série do XO, a OLPC distribuiu 7 mil protótipos do computador em escolas de diversos países subdesenvolvidos, entre os quais Cambodja, Ruanda e Brasil.
Apesar de o objectivo da iniciativa estar direccionado a crianças de países onde existe um elevado nível de iliteracia digital, a OLPC anunciou recentemente que os consumidores norte-americanos podiam adquirir um computador de baixo custo.
Esta decisão assenta numa campanha promocional desencadeada pela organização que pretende vender o XO nos Estados Unidos em packs de duas unidades por 399 dólares. No final, um dos computadores é para o consumidor enquanto que o outro é doado a uma criança de uma das regiões abrangidas pelo programa.
Notícias Relacionadas:
2007-10-30 - Preço do portátil XO atinge os 200 dólares
2007-04-27 - Computadores de baixo custo da OLPC vendidos a 175 dólares
2007-01-03 - One Laptop per Child inicia distribuição de computadores em Fevereiro
2006-11-22 - One Laptop per Child apresenta primeiros computadores e prevê início da produção em massa para 2007
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários