![OpenAI abre acesso (parcial) ao raciocínio do ChatGPT por trás de cada resposta](/assets/img/blank.png)
A OpenAI anunciou mais uma novidade para o seu novo modelo de linguagem de inteligência artificial, o 03-mini, que passa a dar mais detalhes sobre o processo de raciocínio por trás de cada resposta dada às perguntas do utilizador. A novidade vai estar disponível para utilizadores das versões pagas e gratuita do ChatGPT, através de uma atualização que revela mais detalhes sobre a “cadeia de pensamento” e as etapas de raciocínio que precedem cada resposta.
Em declarações ao TechCrunch, a OpenAI explicou que está a “introduzir uma [cadeia de pensamento] atualizada para o o3-mini, projetada para tornar mais fácil para os utilizadores entenderem como o modelo pensa”. A mesma fonte explicou que “com esta atualização será possível seguir o raciocínio do modelo, para que possa ficar mais esclarecido e confiante nas respostas” que recebe.
Os modelos com este processo de raciocínio mais detalhado tendem a conseguir evitar erros e respostas baseadas em fontes contraditórias, o reverso da moeda é que demoram mais tempo a fornecer uma resposta. Para quem está do outro lado, esta é de facto também uma forma de validar os argumentos que estão na base de cada resposta. Se encontrar um pressuposto incorreto, pode dar indicação para que seja corrigido.
Não há como não associar esta novidade da OpenAI a uma resposta direta às capacidade do novo modelo da chinesa DeepSeek, que quando foi apresentado abanou o mundo da tecnologia. O R1 também dá acesso às etapas de raciocínio do modelo, até chegar a uma resposta. No entanto, o modelo chinês mostra todas as etapas do processo. A OpenAI, para se proteger da concorrência, mostra apenas parte do processo. Como lhes chama a empresa, mostra algumas “ideias” no centro do processo de raciocínio.
Para ter acesso a estes detalhes do processo de construção de cada resposta, o utilizador deve carregar em refletir, antes de enviar o comando/pergunta. Ao lado da resposta terá acesso a uma caixa que reúne as ideias que ajudaram a construir a resposta.
O modelo que recebe esta novidade é o 03-mini, lançado há dias. Foi apresentado pela OpenAI como um modelo otimizado, com melhorias na capacidade de raciocínio, que pela primeira vez pode ser ajustada para três níveis diferentes. Tem também melhorias ao nível da segurança, com regras reforçadas de alinhamento a políticas de segurança que balizam a qualidade das respostas. Segundo a empresa, o o3-mini é 39% mais preciso que o antecessor o1-mini e 24% mais rápido.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários