A nova versão do browser Opera, lançada ontem, integra uma ferramenta antisphishing, alargando a protecção ao utilizador na navegação em sites pouco seguros. O sistema de validação de sites está suportado na lista fornecida pelo projecto PhishTank.

O alargamento das ferramentas à luta contra o phishing é um movimento natural para a fornecedora de software norueguesa, seguindo uma tendência já aplicada pela Microsoft no Internet Explorer e pela Mozilla no Firefox. Os dois browsers lideres de mercado já integram nas novas versões alertas aos utilizadores para a existência de código malicioso nos sites visitados.

O phishing é actualmente considerado uma das maiores ameaças na Internet, já que mensagens falsas de fontes normalmente consideradas seguras dirigem os utilizadores a sites forjados, levando-os a introduzir os seus códigos de acesso, normalmente de serviços financeiros.

Actualmente o Opera é o terceiro browser Web mais utilizado, segundo a consultora WebSideStory. O Internet Explorer detém a liderança, com 88 por cento do mercado, seguindo-se o Firefox com 11 por cento.

Notícias Relacionadas:

2006-04-21 - Opera disponibiliza beta da versão 9.0 do seu web browser