As empresas japonesas Toshiba e Sony foram incapazes de chegar a um acordo para a produção de um padrão comum para a próxima geração de DVDs, pelo que cada empresa produzirá o seu próprio formato. A harmonização das tecnologias visava eliminar as incompatibilidades existentes nos sistemas mas a falta de acordo vai arrefecer a transição para o formato entre os consumidores, refere o jornal Yomiuri.

Este desacordo surge a apenas três meses da época natalícia, data em que serão colocados à venda os dois formatos rivais, obrigando os consumidores a escolher entre títulos que não podem ser lidos em equipamentos diferentes, como era o caso do VHS e Betamax.

O grupo liderado pela Sony, que inclui a Matsushita Electric Industrial (fabricante da marca Panasonic), apoia o formato Blu-ray enquanto que a Toshiba é a responsável pelo fabrico do HD-DVD.

O mesmo jornal assegura que as reuniões para unificação dos formatos estão suspensas desde Maio porque cada empresa se recusa a reconhecer a superioridade da rival. Um porta-voz da Sony disse que este processo se tornou mais complicado depois de não se ter alcançado nenhum acordo em Maio passado. Ainda assim, os representantes das duas empresas concordam que o lançamento de um formato único continua a ser uma possibilidade e a melhor solução.

Yoshihide Fujii, director da Toshiba, assegura porém que o limite para acertar um formato único termina este mês e "já não há tempo" para uma eventual unificação.

Cada tecnologia está a ser patrocinada por diversas empresas entre as quais se encontram fabricantes e estúdios de Hollywood para oferta de conteúdos.

Notícias Relacionadas:

2005-08-10 - Blu-Ray adopta tecnologia DRM também escolhida para o formato HD-DVD

2005-06-27 - Toshiba alia-se à Microsoft para desenvolver leitores HD-DVD

2005-05-12 - Toshiba desenvolve DVD com maior capacidade de armazenamento