"Tomar melhores decisões, de forma mais rápida e tornar-se numa melhor empresa". Estas são algumas das promessas que Larry Ellison garante que a nova tecnologia que a Oracle vai disponibilizar em julho vai trazer às empresas que implementem as soluções de bases de dados da companhia norte americana. "[o anúncio] não é só tecnologia, é tecnologia que muda a forma como funciona no dia a dia", explicou à audiência que esteve presente na sede da empresa ou que seguiu a transmissão online da apresentação que terminou há minutos.

"A possibilidade de combinar a análise de dados em tempo real com transações sub-segundo em aplicações existentes permite às organizações tornarem-se empresas em tempo real e tomar decisões baseadas em dados mais rapidamente, e responder de forma instantânea aos pedidos dos seus clientes ao mesmo tempo que optimizam processos chave", afirmou.

Na base das promessas está a Oracle Database In-Memory, agora numa arquitectura de duplo formato que combina a formatação em linha e coluna e acelera o processamento analítico, de data warehousing e relatórios, assim como o processamento de transações online (OLTP).

A principal concorrência é a SAP com o SAP Hana, mas também a IBM e a Microsoft que estão a apostar na tecnologia in-memory. Como habitualmente, sem modéstia, Larry Ellison garantiu que em apenas um ano a Oracle estará em condições de ultrapassar todos os atuais concorrentes, salientando as vantagens que tem adicionado ao modelo que foi apresentado em Setembro do ano passado.

A Oracle Database In-Memory é compativel com qualquer aplicação que suporte bases de dados Oracle e a empresa garante que não exige programação ou mudanças aplicacionais, conseguindo obter velocidades entre 100 e 1000 vezes mais rápidas em módulos onde foi testada, nomeadamente com Oracle E-Business Suite, JD Edwards, PeopleSoft, Siebel e Oracle Fusion Applications.

A tecnologia já foi testada em centenas de clientes e parceiros, cujos exemplos foram usados por Larry Ellison para mostrar vantagens reais, que segundo o CEO da Oracle mais ninguém consegue obter com outras tecnologias nem com a tecnologia in-memory.

A Oracle Database In-Memory estará disponível em julho e pode ser usada com qualquer plataforma de hardware que suporte a Oracle Database 12c, embora Larry Ellison tenha destacado as vantagens da arquitectura Exadata.