Hoje é dia de Unpacked, a conferência da Samsung para a apresentação de novos produtos, nomeadamente as suas novas famílias de smartphones Galaxy S22 e os tablets Galaxy Tab S8. No que diz respeito aos tablets, poucas, ou nenhumas surpresas houve para revelar hoje, depois do press release ter sido alvo de fuga de informação e as novidades terem sido partilhadas online.

A fabricante confirmou assim que a nova geração de tablets é composta por três versões, incluindo o Standart, o Plus e um Ultra. As diferenças começam nos tamanhos do ecrã, com o Tab S8 com 11 polegadas e uma resolução de 2560x1600; o S8+ tem 12,4 polegadas e uma resolução de 2800x1752; e o S8 ultra tem 14,6 polegadas e uma resolução de 2960x1848. Todos os modelos oferecem ecrãs com taxas de refrescamento até 120 Hz e as versões Plus e Ultra são Super AMOLED, enquanto o Standard é LCD.

Pelo que o SAPO TEK experimentou em antecipação, nota-se uma direção de ecossistema interligado entre os diferentes equipamentos da Samsung. Não só as pens digitais que acompanham o tablet são compatíveis com os smartphones Galaxy S22, apesar de terem formatos diferentes, como os próprios ecrãs podem ser utilizados como segundo display ou para estender a imagem.

Veja na galeria imagens dos tablets:

Os tablets são também bastante poderosos, seguindo a linha do que a Microsoft está a fazer com os Surface, sendo facilmente um substituto a um computador portátil. Sobretudo a linha Ultra, bem mais apetrechada. Além disso, o sistema de segurança Knox da Samsung garante segurança, para que possa guardar informações sensíveis no próprio chip, tais como cartões bancários ou carteiras de criptomoedas. Todos os modelos da linha contam ainda com sensor biométrico de impressões digitais, para desbloquear o equipamento com apenas um toque.

Os equipamentos da linha Tab S8 oferecem um design premium, protegido por uma armação de Armor Aluminum que a marca diz ser 30% mais resistente a riscos e 40% menos propensa a quebras do que o Galaxy Tab S7.

E isso também se reflete nos preços elevados, mediante as configurações que optar. A versão Standard começa nos 809,99 euros para a versão Wi-fi com 8/128 GB. Há a possibilidade de optar por uma versão de 256 GB de armazenamento interno por 859,99 euros. As duas versões têm ainda uma variante 5G, que neste caso custa mais 50 euros.

A versão Plus tem as mesmas configurações, começando nos 1.019,99 euros em Wi-fi e mais 50 euros para versões 5G. Por fim, a versão Ultra além das mesmas configurações de memória e conetividade, a começar nos 1.229,99 euros, tem em exclusivo a opção de 16/512 de RAM e armazenamento interno. Neste caso a versão Wi-fi custa 1.549,99 euros, ao passo que a mais cara, com 5G, custa 1.699,99 euros.

A composição dos módulos das câmaras é semelhante entre os três modelos. Na traseira terá dois sensores, um de 13 MP principal e uma ultra grande angular de 6 MP. Na frente, a versão Standard e a Plus têm uma ultra grande angular de 12 MP, que no caso da versão Ultra acrescenta mais um sensor de 12 MP.

Já nas baterias, todos os modelos oferecem capacidades diferentes, começando nos 8.000 mAh para o modelo Standard, 10.090 mAh do Plus e 11.200 mAh do Ultra, suportados por carregamento rápido até 45 W (80 minutos para carregamento total). A Samsung diz ainda que o tablet pode funcionar como power bank para alimentar o smartphone Galaxy s22 através de cabo USB-C, mantendo as características de carregamento rápido.

Todos os modelos têm um processador de oito núcleos de 64 bits com 4 nm, sem ter especificado o fabricante. Todos os modelos têm ainda uma configuração de quatro altifalantes, suportados por Dolby Atmos.

A Samsung destaca a configuração de três microfones, para uma experiência de videoconferências com som mais nítido. Utiliza tecnologia inteligente de auto-framing, para manter o utilizador centrado no ecrã. Pode utilizar funcionalidades multitarefa, através do sistema Multi-Active Windows melhorado. E através do Samsung Dex pode partilhar ficheiros protegidos por palavra-passe através do Quick Share. Todos os modelos suportam conetividade Wi-fi 6E.

A fabricante diz que o Galaxy Tab S8 vai ser compatível com as próximas quatro gerações de atualizações de Android e promete 5 anos de updates de segurança. Fica assim o compromisso da marca em prolongar a vida dos seus novos tablets.

Os tablets chegam ao mercado em diferentes cores. O Ultra terá um tom Grafite, mas as duas outras versões apresentam ainda cores prateado (Silver) e Rosa dourado (Pink Gold). O Ultra tem ainda direito a uma nova capa tom teclas retroiluminadas, botões de atalho e ângulos de visão personalizáveis. Este teclado do tablet será também compatível para usar com o Galaxy S22 através de ligação wireless. Para todos os modelos há uma capa transparente do ecrã, que permite escrever com a S Pen e uma fita para agarrar o equipamento. Os tablets utilizam materiais de construção baseados em plástico recuperado das redes de pesca desativadas.

Quanto à disponibilidade dos equipamentos, as pré-reservas podem ser feitas a partir de hoje, chegando ao mercado no dia 25 de fevereiro. Neste período de pré-venda, as capas de proteção são oferecidas com o tablet.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.