A nova versão do sistema operativo da Palm, fabricante norte-americana de PDAs, vai ser hoje apresentada na PalmSource Conference and Expo que decorre de 5 a 8 de Fevereiro, no San Jose Convention Center, na Califórnia, Estados Unidos.



O Palm OS 5, como é denominado, foi concebido para computadores portáteis e, segundo informações veiculadas pela agência de notícias Associated Press, a versão final do software estará disponível perto do próximo Verão, assim como os dispositivos equipados com o mesmo sistema operativo. Para já a Palm vai distribuir versões beta pelos fabricantes que visitem a exposição.



A segurança e o suporte multimédia são, de acordo com a empresa, as principais características apresentadas nesta actualização do seu sistema operativo, que inclui também funções de reprodução e gravação de áudio digital. Os equipamentos portáteis terão monitores de alta resolução. A Palm afirma que a versão 5 fará correr outros programas a uma velocidade 20 vezes superior que as versões actuais.



Esta nova plataforma vai utilizar, à semelhança do que já acontece com o sistema operativo PocketPC da Microsoft, um microprocessador baseado na arquitectura ARM, que se transformou num dispositivo standard para suportar aplicações como, por exemplo, o streaming vídeo ou dados de voz, e que a Palm reconhece como muito importante.



A Palm tem o seu sistema operativo licenciado a vários outros fabricantes de dispositivos, como por exemplo a Handspring, Sony e a Samsung o que se traduz em mais de 13 mil programas de software a correr no Palm OS actualmente.



Recentemente este fabricante terminou o processo de separação da sua unidade de software numa subsidiária independente, devendo anunciar hoje a nova designação desta nova empresa que, ao que tudo indica, será PalmSource.



Notícias Relacionadas:

2002-01-21 - Palm completa processo de separação da sua unidade de software

2001-11-28 - Portal de Internet da Palm encerra depois de um ano de funcionamento

2001-11-12 - Palm avança com spinoff durante o próximo ano

2001-07-30 - Palm cria subsidiária para explorar o seu sistema operativo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.